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quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PORTO, AEROPORTO, FERROVIA...

DIRETOR DO DERBA: “NÃO EXISTE FERROVIA SEM PORTO”



Quinta, 03/02/2011
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Estão previstos para este ano, cerca de R$ 56 milhões em investimentos, com a implantação de rodovia específica para atender o Porto Sul, no entorno do Km-500 da BR-101, além da reabilitação da BA-262, ligando a BR-101/Uruçuca/Ilhéus e a implantação do acesso viário de Ilhéus.
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O engenheiro itabunense Saulo Pontes, diretor-geral do Derba, esclarece que “não existe ferrovia sem porto. Com o lançamento da ordem de serviço da Ferrovia Leste-Oeste, a expectativa é que daqui a no máximo dois anos a ferrovia e o porto estejam prontos no mesmo período”.
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A construção do novo porto com capacidade para receber navios de grande porte, vai minimizar os impactos na orla e possibilitar plena convivência com o fluxo turístico. Quando totalmente implantado, o complexo portuário/industrial irá se constituir em importante vetor de desconcentração econômica, levando desenvolvimento para uma extensa região que inclui o litoral sul e o semiárido, bem como as regiões de cerrado e do centro-oeste brasileiro.
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O diretor do Derba disse que o leiaute marítimo já foi encaminhado à Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária para subsidiar o edital de contratação do projeto básico de engenharia do porto público. E o leiaute da Bamin está em processo adiantado, devido à urgência da instituição em escoar a produção de minério da região.
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Saulo Pontes informou ainda que a ponte de atracação será aproveitada tanto para porto público, quanto para o privado. Com o novo leiaute está prevista uma ampliação do quebra-mar para proteção dos berços do porto. “Afastado da costa 2,6 mil metros, as interferências nas correntes marinhas, serão minimizadas. Todos os cuidados ambientais foram tomados, sem prejuízos à comunidade”.

Politicaetc

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