QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

domingo, 6 de fevereiro de 2011

ENERGIA SUSTENTÁVEL...

NOTÍCIAS - Meio Ambiente
.
Domingo, 06/02 2011
.

IMA libera licença de implantação para oito parques eólicos no interior baiano
.
O Instituto de Meio Ambiente do Estado da Bahia (IMA), liberou, na segunda-feira (31), as licenças ambientais de implantação de oito parques eólicos da Renova Energia.

As licenças permitem o início de construção dos parques, que deverá se iniciar ainda no mês de fevereiro.
.
O secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, reforçou a convicção de que 2011 será o ano da energia na Bahia. “A licença ambiental é um passo importante para a implantação dos parques eólicos, que vão gerar resultados econômicos surpreendentes.
.
O que já temos aprovado de projetos com a energia gerada pelos ventos corresponde ao que produz uma hidrelétrica do porte de Itaipu”, disse Correia.
.
Além da licença, a empresa conseguiu a aprovação da ANEEL do aumento de capacidade dos seus 14 parques que passou de 270 MW para 293,6 MW.

A alt.eração da potência instalada se deve à mudança dos equipamentos negociados com a GE, que resultou na substituição de aerogeradores modelo 1.5 XLE/SLE pelo modelo 1.6 XLE, além da aquisição de quatro turbinas adicionais, totalizando assim 184 “cata-ventos” para os 14 parques eólicos baianos da Renova.
.
Juntos, os parques formarão o maior complexo eólico do país, com previsão de início da operação comercial em 1º de julho de 2012.
.
Os contratos de compra e venda de energia foram celebrados com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE por um prazo de 20 anos.
.
Os oito parques que tiveram a licença de implantação liberada foram contratados no leilão de energia de reserva de 2009.
.
Os outros seis, que também foram contratados no mesmo leilão, estão com seu processo de licença em andamento.
.
Os investimentos previstos são da ordem de R$ 1,17 bilhão.

AGECOM

Nenhum comentário: