QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

ENTRANDO DE SOLLA...

Arouca consegue com Solla renovar toda a frota do Samu de Ilhéus
.
Sexta, 28/01/2011
.
No dia 18 de fevereiro o município de Ilhéus vai receber das mãos do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do secretário estadual da pasta, Jorge Solla, três novas ambulâncias zero quilômetro do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), renovando completamente a frota de ambulâncias em Ilhéus, já que, uma outra, a quarta viatura, foi entregue recentemente e encontra-se em plena atividade no município. A notícia, obtida em primeiríssima mão pela reportagem do Jornal Bahia Online, foi confirmada no final da tarde desta sexta-feira (28) pelo secretário municipal Jorge Arouca, que manteve, em Salvador, uma demorada e proveitosa audiência com Jorge Solla. A atual frota de Ilhéus está em funcionamento desde 2005 e de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde, o tempo de vida útil é de cinco anos. "Estava na hora de mudar", disse Arouca.
.
O JBO apurou que dois outros pontos considerados essenciais para a retomada na qualidade do serviço de saúde pública no município também foram discutidos no encontro entre os dois secretários, que são amigos muito próximos. Arouca informou a Solla que uma arquiteta da Prefeitura já está finalizando o projeto orçamentário para a recuperação física da Rede Básica da secretaria. O município conta com 27 postos e a grande maioria necessita de intervenções estruturais para ter melhores condições de funcionamento. "O governo do estado vai nos ajudar nesta tarefa", comemora Arouca a notícia recebida do próprio Solla.
.
Um terceiro ponto discutido em Salvador é o mais polêmico e demonstra o compromisso de Arouca com um novo modelo de gestão que ele pretende implementar em Ilhéus. Hoje, no município, está em vigor um protocolo assinado por entes públicos que obriga o município a contratar servidores da saúde e disponibilizá-los para o Hospital Geral Luiz Viana Filho, repassando recursos federais para o pagamento de salários dos mesmos.
.
Segundo apurou o Jornal Bahia Online, muito em breve isso vai mudar. O município vai continuar repassando esses recursos. Mas os concursos, a contratação e o acompanhamento do pessoal ficarão sob a responsabilidade do Estado. "O secretário realmente ouviu e entendeu essa nossa proposta que, não tenho dúvida, será benéfica para a comunidade", disse Arouca, por telefone.
.
Especula-se que o modelo atual tem criado uma série de problemas administrativos ao secretário e ao próprio estado, tendo, inclusive, fortes indícios da existência de servidores fantasmas, que recebem e não comparecem ao local de trabalho. "A prefeitura contrata, manda e eles não aparecem para o estado", revela uma fonte que vê na medida de Arouca uma excelente oportunidade de fazer "todo mundo trabalhar".
.
No meio de um furacão e de uma crise sem precedentes na saúde pública de Ilhéus, Jorge Arouca começa, aos poucos, a dar a sua forma à secretaria. Até mesmo os vereadores de oposição, que nos últimos dias realizaram uma blitz por vários setores da secretaria de Saúde, entendem que ele é uma pessoa preparada para reverter o quadro. "Um técnico competente e comprometido com a melhoria do sistema", como definiu recentemente o ex-presidente da Câmara, Jailson Nascimento, um dos maiores críticos do governo municipal.

Bahiaonline

Nenhum comentário: