QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

quinta-feira, 14 de julho de 2011

REGIÃO METROPOLITANA, MUITO MAIS ADIANTE...

CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DO SUL DA BAHIA FOI DISCUTIDA NA FTC

.
Lideranças políticas, dirigentes de entidades de classe, sindicalistas e representantes de outros segmentos da sociedade regional acompanharam as discussões em torno da criação de uma Região Metropolitana, realizada na última sexta-feira (8), na Faculdade de Tecnologia e Ciências, em Itabuna. O evento contou com esclarecimentos da professora titular da Universidade de São Paulo (USP), Adélia de Souza, e do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Aldo Aluízio Dantas da Silva, que ratificaram a instalação de uma RM do Sul da Bahia.

A mesa de discussões foi iniciada com a participação do prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo; do chefe de Gabinete do prefeito de Ilhéus, José Nazal; do presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste (Amurc), Cláudio Dourado; do coordenador da AMITABUNA – Organização Não-Governamental Amigos por uma cidade melhor, Allah Góes; dos deputados, federal Roberto Brito e estaduais, Gilberto Santana e Augusto Castro, além do vereador Wenceslau Júnior e o diretor da FTC, Cristiano Lobo.

Desde o ano de 1989, existe uma iniciativa dos deputados Daniel Gomes e Antônio Menezes, de criar a Região Metropolitana de Itabuna, que foi incluída na Constituição do Estado, mas não saiu do papel. Agora, a partir da indicação de n° 18.466/11 do Deputado Coronel Santana, a Região Metropolitana do sul da Bahia, envolvendo as cidades de Itabuna e Ilhéus, além dos municípios circunvizinhos poderá ser criada, dependendo apenas da elaboração de um projeto de iniciativa do Governador do Estado, para ser encaminhada ao Poder Legislativo.

Por conta disso, foram realizadas discussões e esclarecimentos a população em torno do que consiste uma RM e os seus benefícios com a criação de uma gestão compartilhada. De acordo com Allah Góes, a análise, que foi feita por dois especialistas em Região Metropolitana, a professora titular da USP, Adélia de Souza, e o professor da UFRN, Aldo Aluízio Dantas da Silva, serviu para atestar a possibilidade de se formar uma RM com dois Pólos (Itabuna e Ilhéus).

“Além disso, o evento serviu também para informar a população sobre o que é uma Região Metropolitana, para que serve, como funciona esse mecanismo, pois ao se entender do que se trata, haverá um engajamento maior das pessoas, e das entidades representativas, na defesa desta idéia, que com toda a certeza, será o novo farol do desenvolvimento regional”, destacou Góes.

O Prefeito Capitão Azevedo, que acompanhou atentamente a apresentação das idéias em torno de uma conexão entre os municípios, ressaltou ser uma iniciativa válida, capaz de trazer benefícios a população da Região sul da Bahia. “A Região Cacaueira precisa se mobilizar através dessas discussões, pois é uma oportunidade para se ter conhecimento sobre o que significa a Região Metropolitana e a partir disso, formar uma corrente positiva, pois nós temos que unir, buscando uma causa só, que é o bem estar de todos”, revelou o Chefe do Executivo de Itabuna.

Politicossulbahia

Nenhum comentário: