QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A CAMINHO DA LIDERANÇA...

Globo perde exclusividade do Brasileirão


Eric Luis carvalho

Quarta, 20/10/2010
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) suspendeu nesta quarta-feira (20), o processo administrativo que acusava a Rede Globo e o Clube dos 13 por prática anticompetitiva na transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro. A decisão foi tomada após a assinatura de um termo de cessação de conduta (TCC), onde a emissora abre mão do direito de preferência de transmissão. Caso o órgão verifique novos indícios de carteis ou o descumprimento do TCC, o julgamento será reaberto. Por sua vez, a entidade que representa os principais clubes brasileiros, se comprometeu a fazer leilão entre as emissoras sem preferência de contrato.

De acordo com o Cade, a cláusula de preferência no contrato firmado entre a Globo e O Clube dos 13 representava uma espécie de poder econômico de monopólio. O caso se arrastava desde 1997. A partir de agora, sem a preferência da Globo na compra dos direitos, qualquer outra emissora poderá obter os direitos de transmissão do campeonato. O Clube dos 13 abre leilão de três em três anos e o próximo será realizado em 2011, e vai negociar o direito de transmissão sobre as edições de 2012 a 2014. A expectativa é de que a Rede Record entre na disputa.

Em 2008, a emissora ligada a Igreja Universal anunciou que havia desistido de concorrer aos aos direitos de transmissão do Brasileiro nos anos de 2009, 2010 e 2011. Isto porque, a Record defendia que os direitos de transmissão fossem adquiridos pelo canal que oferecesse o maior valor. A Globo não tinha condições de cobrir a proposta da emissora de Edir Macedo, mas o Clube dos 13 decidiu respeitar a cláusula que prevê a preferência da compra dos direitos pela emissora carioca.

Bahianoticias

Nenhum comentário: