QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

domingo, 30 de novembro de 2008

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO...


José Alencar. Um grande Brasileiro.
Um exemplo de coragem!

José Alencar diz ser "cobaia" de tratamentos para câncer e afirma não temer a morte...
O vice-presidente José Alencar queixou-se nesta quinta-feira de ser "cobaia" de tratamentos para câncer. Para uma platéia de médicos e enfermeiros no auditório do Inca (Instituto Nacional do Câncer), no Rio, nesta quinta-feira, ele defendeu que pacientes sejam mais ouvidos durante o tratamento e afirmou ainda que não tem "medo da morte, mas da desonra". O vice-presidente atualmente trata um câncer na região abdominal e esteve no Rio para as celebrações relativas ao Dia Nacional de Combate ao Câncer. "É preciso que haja uma evolução no tratamento de câncer de tal forma que o paciente fique mais seguro, porque no fim o paciente vira uma cobaia, que é o que está acontecendo comigo", disse Alencar durante o seu discurso. Ele foi aplaudido de pé.
Citando o seu próprio caso, o vice-presidente defendeu que os médicos dêem mais atenção e ouça mais os pacientes. Em discurso, ele contou que, há 11 anos, quando descobriu um câncer nos rins em um check-up feito a pedido de um sobrinho médico, ele insistiu para que os médicos examinassem também seu estômago. Após os médicos hesitarem em fazer os exames acabaram encontrando tumores no órgão, afirmou o vice-presidente.
"Eu insisti para fazerem uma endoscopia [exame para detectar gastrites e úlceras] e, por isso, encontraram três nódulos no meu estômago", disse. "Há uma submissão dos pacientes no tratamento. Eu sou um paciente "paciente', mas acho que é preciso que o médico ouça o outro lado, porque isso pode contribuir para o tratamento". Atualmente, Alencar trata um câncer na região abdominal. No total, contou, já foram retirados sete nódulos de seu corpo.
"Tenho lutado com fé, coragem e determinação. Aprendi que desespero não ajuda", declarou. "Não tenho medo da morte, tenho medo da desonra. Estamos vivendo em um tempo em que são muito poucos os homens públicos com quem se pode fotografar".
LUISA BELCHIOR, Colaboração para a Folha Online, no Rio
Fonte: r2cpress

Nenhum comentário: