QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

terça-feira, 6 de setembro de 2011

MORTES INTERMINÁVEIS, PREFEITO TERMINAL...

Sindicância da Saúde complica apadrinhados políticos e pode virar pizza.



Terça, 06/09/2011
Editorial do Blog Agravo

Uma verdadeira bomba relógio está nas mãos do prefeito Newton Lima. Parece que não vai explodir, porque ele vai desarmá-la.
Trata – se do Relatório da Comissão de Sindicância da Gestão Administrativa e Financeira da Secretaria Municipal de Saúde, entregue diretamente ao Prefeito pelo Secretário Interino da Pasta Sr. Uildson Henrique Nascimento, na última sexta feira(2), contendo, segundo fonte fidedigna, um oceano de lama, cujo teor não será trazido ao conhecimento do público, porque a maior parte dos envolvidos são ocupantes de cargos comissionados indicados pelo próprio Prefeito e pelos Vereadores da base.
O clima é de temperatura máxima na comodidade dos cômodos do Palácio Paranaguá. Quem conhece Uildson sabe que ele não se cala, como não se calou e já entregou o relatório ao prefeito para que providências sejam adotadas e nem consente, porque não se intimida e nem aceita pressões.
Tsunami à vista, mas, como foi dito, o prefeito abrandará a situação silenciando mais uma vez, diante de um problema gravíssimo, mesmo sabendo que a sua omissão já causou e vem causando sérios prejuízos à população, nesse caso, contribuirá para que as supostas irregularidades que podem ter causado até morte de ilheenses pobres, por não receberam atendimento médico, nem medicamentos de uso contínuo, ou, não terem sido submetidos a determinados exames conhecidos como extra SUS por falta de cotas, ou porque o município estava em débito com o laboratório, ou, porque, simples exames foram extraviados e, bem pior, porque aquela tomografia ou ressonância magnética solicitada com urgência pelo médico há mais de seis meses, não foi liberada e o paciente morreu sem que a sua doença fosse diagnosticada, portanto sequer, combatida.
Não adianta transferir a responsabilidade dessa crise para as gestões anteriores, que, obviamente têm as suas parcelas de culpa, mas, o caos que se encontra instalado na  Secretaria Municipal de Saúde no governo Newton Lima é responsabilidade dele, está acontecendo no seu governo e segundo fontes que merecem toda a nossa confiança, essa crise tem nomes, responsáveis e ações individualizadas, algumas delas, porque são inúmeras, estão descritas claramente no Relatório que o Secretário Interino Uildson Henrique Nascimento entregou ao Prefeito, na última sexta feira(02).
Chegou ao nosso conhecimento que o Secretário Interino foi pressionado para autorizar o pagamento de uma clínica conveniada da zona sul, que está com o contrato vencido, mas, não cedeu à pressão que lhe foi imposta.
Herodes já atendeu ao pedido da filha de Herodias, a Salomé e o pescoço do Secretário Uildson está sendo preparado para ser decepado, mas a sua cabeça não será apresentada numa bandeja como a de um bode expiatório, porque na verdade, ele sabe quem são os bodes da Secretaria desde os expiatórios aos sagazes e finórios.
Se a Sindicância constatou a existência comprovada de irregularidades, o prefeito sabe que a instauração de um Processo Administrativo será um dever seu, para apurar a responsabilidade individual dos supostos envolvidos, para que seja ouvido e a cada um, oferecido o direito de defesa.
Se realmente existem as irregularidades e o prefeito não apurá-las, tomará para si a responsabilidade de todos os delitos. Mas, se por acaso, ele quiser se mostrar o justiceiro exonerando a torto e a direito, os supostos envolvidos poderão ser inocentados por cerceamento de defesa, ou  gozarão do beneficio da dúvida.
E a população que se exploda.
O ilheense acostumado com tantos descasos imaginou que a Comissão da qual participou o Secretário Interino Uildson Henrique fosse igual àquela que foi constituída para apurar os desvios das peças dos veículos da mesma Secretaria de Saúde, até hoje sem resultados.
Uma fonte afirmou: “comissionados que ocupam cargos estratégicos dentro da Secretaria de Saúde estão cometendo crimes que vem comprometendo o funcionamento da máquina administrativa”.
Com certeza o sr. Uildosn Henrique não continuará exercendo o cargo de Secretário da Saúde, porque não se intimidando com as pressões, nem atendendo as solicitações absurdas e sendo um dos responsáveis pelo Relatório que narra a existência de possíveis delitos praticados por afilhados de poderosos que integram ao Sistema do governo Newton Lima, isso, por si só, já incomodou aos “espertalhões”.
A Comissão de Sindicância da Gestão Administrativa e Financeira da Secretaria Municipal de Saúde, nomeada pelo Prefeito Municipal de Ilhéus já desempenhou o seu papel, cumprindo-o com responsabilidade e no prazo, ao entregar o Relatório ao Sr. Prefeito, na última sexta feira, dia 02, do que apurou durante o período dos levantamentos.
Segundo informações é preciso que seja adotada uma providência em caráter de urgência urgentíssima, pois a vida da população esteve e continua em riscos, como conseqüência dos desmandos constatados na Saúde.
Prefeito, o senhor não pode dizer que não tem conhecimento dos fatos, porque dispõe de um Relatório para tomar uma decisão só: Ou, apura, responsabilizando os envolvidos de acordo com a lei, ou, mais uma vez, empurra com a barriga e joga o Relatório no arquivo do esquecimento.

A Saúde tem jeito e viver ou morrer é responsabilidade do prefeito.

Nenhum comentário: