QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

sábado, 17 de setembro de 2011

ILHÉUS, AOS OLHOS DO MUNDO...

OS OLHOS DO MUNDO

E-mail

Sábado, 17/09/2011
Por Professor Chico Andrade
jpg/chicoandeade.jpgOs olhos do mundo, como se sabe, estão voltados para o Brasil. Integrante do grupo de nações conhecido como BRIC, que reúne ainda a China, a Índia e a Rússia, nações emergentes que vem se destacando no cenário econômico mundial, o Brasil da atualidade possui enorme importância no novo contexto geopolítico global, e o novo papel exercido pelo pais em tempos de globalização econômica e cultural possibilitou o surgimento de fatos inéditos,como a vitória da candidatura brasileira para sediar a copa do mundo de futebol e a olimpíada.
A exemplo dos Estados Unidos, que sediou a copa do mundo de 1994 e, em seqüência, sediou a olimpíada de 1996, o Brasil, vinte anos depois, repetirá o feito sediando a copa do mundo de futebol de 2014 e as olimpíadas de 2016, que terá como sede a cidade do Rio de janeiro. Diante da grandiosidade, da importância e do ineditismo dos fatos, o pais vivencia uma espécie de explosão cultural e esportiva, em que milhares de cidades de cada uma das regiões brasileiras aproveitam o momento para reforçar sua infra estrutura, incentivar a pratica de esporte e ajudar os jovens, formando futuros atletas e cidadãos conscientes do papel que devem exercer para a construção de uma sociedade melhor.
Diante de tal contexto, o mínimo que a população Ilheense espera é que a cidade aproveite a onda de progresso que o Brasil vivencia, e desenvolva, dentro de suas possibilidades, projetos sociais que incentivem o esporte e reforcem a cidadania. Por enquanto, infelizmente, nada disso vem ocorrendo. Os jovens skatistas, por exemplo, são obrigados a praticar o esporte na praça JJ SEABRA, correndo o risco de acidentes,já que a pista de skate foi destruída e não se consegue o incentivo adequado.Os outros esportes,mesmo os mais populares como o vôlei e o futebol,também sofrem com a ausência de investimentos e o descaso das autoridades com os atletas amadores e profissionais.Ilhéus é uma cidade cuja população é formada de gente inovadora,que valoriza a arte,a cultura e os esportes.Possui na superintendência de esportes do município o atleta mestre e doutor Beto krushewsk,que muito tem se esforçado para melhorar a situação do município,e merece nossos aplausos,nossa admiração e reconhecimento.
Contudo, o que fica alem de nossa compreensão é o fato de Ilhéus não possuir uma secretaria de esportes, e deixar o competente Beto Krushewsk relegado a condição de superintendente, sem contar com os recursos que deveria para implantar projetos que favorecessem o esporte e a cultura.
Ao não valorizar de forma adequada a elaboração de políticas publicas que favoreçam o esporte e a cidadania, as autoridades ilheenses fazem com que o município esteja na contramão do contexto nacional, e prestam um desserviço a sociedade. Algo inadequado, absurdo e incompreensível.

Nenhum comentário: