QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

domingo, 9 de março de 2008


Edital do novo porto ficará pronto em 60 dias
Fonte: correio da bahia.
Alan Amaral

A Bahia vai ganhar um novo complexo portuário. Conhecido como Porto Sul, o empreendimento será construído no município de Ilhéus e deve envolver recursos estimados em cerca de R$4 bilhões. De acordo com o secretário da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), Rafael Amoedo, a nova unidade vai auxiliar no escoamento de produtos como minério, grãos e cargas conteinerizadas, ajudando a diminuir os prejuízos provocados pelos atuais gargalos encontrados nos portos de Aratu, Ilhéus e Salvador. “É um projeto localizado em uma região privilegiada, que vem integrar outros importantes modais logísticos, como o novo aeroporto de Ilhéus, a ferrovia Oeste-Leste e a própria BR-101”, avalia.
Segundo o secretário, dentro de aproximadamente 60 dias será concluído o edital de licitação para a construção do complexo, que será instalado em uma área de 1.771 hectares, situada no sentido Ilhéus-Itacaré. O governo da Bahia já havia, inclusive, publicado no Diário Oficial um decreto desapropriando o terreno onde será implantada a nova unidade portuária. “A previsão é que no final de 2010, o novo porto já esteja em operação”, afirma. Com relação à forma de gestão do equipamento, que inclui alternativas como concessão ou PPP, Amoedo esclarece que haverá ainda uma segunda licitação para definir o modelo de administração da unidade.
Para a continuação da matéria, clique aqui.


Comentário do Blog:
A construção desse complexo portuário tem preocupado pessoas ligadas à causa ambiental. O exemplo do porto de Tubarão-ES (foto ao lado), que trouxe danos irreversíveis as áreas próximas a sua localização, requer da sociedade ilheense cuidados redobrados, pois o litoral norte do município não deve ser prejudicado.
Empresários do setor hoteleiro também contestam a iniciativa, uma vez que grupos importantes do ramo pretendem construir grandes hotéis nessa área.
A nossa costa é um grande "patrimônio" do município, e pode ser aproveitada de maneira racional. Hoje em dia, progresso e desenvolvimento sustentável devem ser encarados como ações intrínsecas, obrigação de todos os governos.
Ainda não temos notícias sobre estudos de impacto ambiental relacionados a esse projeto. Todo cuidado é pouco.
Postado por Emílio Gusmão às 08:23 0 comentários

Nenhum comentário: