Sexta, 27/02/2009
Exclusivo
A Bahia Mineração desistiu de construir um mineroduto para transportar a produção de Caetité - onde está situada a jazida de ferro - para o porto off shore em Ilhéus. Em vez deste investimento, a empresa usará a ferrovia Oeste-Leste para escoar a produção.
A ferrovia integra o complexo intermodal Porto Sul e deverá estar pronta assim que a usina de beneficiamento entrar em atividade. O ferro chega beneficiado ao município.
A Bahia Mineração utilizará um espaço de 80 hectares para estocagem do minério, na zona norte de Ilhéus.
Dos 1.771 hectares desapropriados pelo governo baiano para a construção do complexo intermodal, 200 serão utilizados pela empresa de mineração.
Uma esteira rolante totalmente coberta e situada a 7 metros de altura, levará o minério até o navio. Na ponta da esteira, uma mangueira transportará o minério até o porão do navio. Na opinião de técnicos, essa opção evita a suspensão de pó, prejudicial à saúde.
De acordo com técnicos, a esteira terá extensão de 2.500 metros, saindo direto da área de estocagem para o navio. Ela será sustentada por colunas, e não pedras, para evitar alterações de corrente marítima.
Há mais de seis meses, técnicos monitoram as correntes marítimas. Segundo a empresa, estes estudos têm a permissão da Marinha. Os resultados vão auxiliar o projeto e serão cedidos gratuitamente à Capitania dos Portos.
A coordenadora de comunicação e desenvolvimento sustentável do projeto no sul da Bahia, Sabrina di Branco, disse que a Bahia Mineração investirá em qualificação profissional. “Assim, não haverá necessidade de trazer gente de fora”...
A empresa também qualificará profissionais da comunidade da áreas de serviço, “até mesmo para atender ao próprio projeto, como restaurantes, pousadas, padarias”…
Pimenta na Muqueca
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A Bahia Mineração desistiu de construir um mineroduto para transportar a produção de Caetité - onde está situada a jazida de ferro - para o porto off shore em Ilhéus. Em vez deste investimento, a empresa usará a ferrovia Oeste-Leste para escoar a produção.
A ferrovia integra o complexo intermodal Porto Sul e deverá estar pronta assim que a usina de beneficiamento entrar em atividade. O ferro chega beneficiado ao município.
A Bahia Mineração utilizará um espaço de 80 hectares para estocagem do minério, na zona norte de Ilhéus.
Dos 1.771 hectares desapropriados pelo governo baiano para a construção do complexo intermodal, 200 serão utilizados pela empresa de mineração.
Uma esteira rolante totalmente coberta e situada a 7 metros de altura, levará o minério até o navio. Na ponta da esteira, uma mangueira transportará o minério até o porão do navio. Na opinião de técnicos, essa opção evita a suspensão de pó, prejudicial à saúde.
De acordo com técnicos, a esteira terá extensão de 2.500 metros, saindo direto da área de estocagem para o navio. Ela será sustentada por colunas, e não pedras, para evitar alterações de corrente marítima.
Há mais de seis meses, técnicos monitoram as correntes marítimas. Segundo a empresa, estes estudos têm a permissão da Marinha. Os resultados vão auxiliar o projeto e serão cedidos gratuitamente à Capitania dos Portos.
A coordenadora de comunicação e desenvolvimento sustentável do projeto no sul da Bahia, Sabrina di Branco, disse que a Bahia Mineração investirá em qualificação profissional. “Assim, não haverá necessidade de trazer gente de fora”...
A empresa também qualificará profissionais da comunidade da áreas de serviço, “até mesmo para atender ao próprio projeto, como restaurantes, pousadas, padarias”…
Pimenta na Muqueca
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