QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

domingo, 10 de abril de 2011

ATENÇÃO: ATÉ DIA 14/04/11 REGULARIZE SEU TÍTULO DE ELEITOR

Mais de 100 mil eleitores estão em dívida com a Justiça

Domingo, 10/04/11

Os eleitores que faltaram aos três últimos turnos das eleições e não justificaram a ausência junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) devem correr. Termina na quinta-feira, 14, o prazo para justificar, sem o cancelamento do título, a falta às eleições. Segundo o TRE,  até o momento, somente 4,2% dos mais de  109 mil  faltosos procuraram o órgão para regularizar a situação. Ainda há  104.507 eleitores com o risco de ter o título eleitoral cancelado.
A falta do documento acarreta em diversas limitações para os eleitores.  Ter o título cancelado implica na irregularidade do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), que é a identificação do indivíduo na Receita Federal. A constatação de irregularidade no cadastro impede o cidadão de abrir conta bancária, solicitar empréstimo ou financiamento em bancos oficiais – Banco do Brasil e Caixa. 
funcionário público, e de participar de concorrência pública ou administrativa, ou ser investido e nomeado em cargo público.
Para evitar filas, a orientação do TRE é que os faltosos  não devem deixar para realizar o procedimento nos últimos dias. Quem ainda não se justificou deve comparecer pessoalmente ao seu cartório eleitoral ou a um dos postos de atendimento da Justiça Eleitoral nas unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), portando o título de eleitor além de outro documento original, oficial e com foto. 
A multa a ser paga será de R$ 9 - R$ 3 por cada ausência-, mas quem não tiver condições financeiras pode ser isentado do custo, bastando comunicar a situação no ato da regularização.


A tarde online

Nenhum comentário: