................Somos Ilheenses e, por isso, decidimos aqui nascer e criar nossos laços familiares, amistosos e profissionais. Pretendemos, desprovidos de vaidades ou egoismos, trabalhar juntos em prol de uma Ilhéus de todos e para todos; dinâmica, progressista, hospitaleira e, principalmente, justa e promissora para as gerações futuras... Vamos a(o) TOPO...
QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...
- .
- Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
"LÍDERES" DE ILHÉUS APROVEITEM PARA EXIGIR A NOSSA...
Quinta,30/09/2010
Ciente da dificuldade de conseguir construir a polêmica ponte Salvador-Itaparica , o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a brincar com o assunto. O chefe do Executivo nacional, ao seu principal estilo zombador, apelou para que a obra seja analisada, licitada e construída enquanto ele está no mundo dos vivos. “Eu já vou completar 65 anos e com essa idade o nosso tempo de vida fica cada vez menor. Essa ponte tem que sair logo porque se demorar muito, o ‘Lulinha’ aqui já escafedeu-se e não pode ver a ponte”, achincalhou. O líder prometeu que estará em Ilhéus, no sul do estado, no máximo em 30 dias para oficializar o início das obras da Ferrovia Oeste-Leste.Bahianoticias
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
NA CÂMARA OU NA SECRETARIA NÃO FAZ FALTA...
O médico Francisco Sampaio, suplente de vereador em Ilhéus, vinha ocupando o mandato do titular Alcides Kruschewsky, desde que este assumiu a Secretaria de Governo do município. Mas recentemente, quando a Câmara votou o polêmico projeto que definiu a remuneração da guarda municipal, Sampaio recebeu um estranho telefonema do “dono da cadeira”.
Desde então, Kruschewsky passou a vivenciar uma situação esdrúxula: é vereador e secretário de Governo ao mesmo tempo, já que Sampaio acatou a orientação e não mais retomou suas funções no legislativo.
O dublê de secretário e parlamentar passou a ser aquele que bate o escanteio e corre para receber a bola na área. Se consegue fazer o gol, aí são outros quinhentos...
Pimenta
terça-feira, 28 de setembro de 2010
ELEIÇÕES 2010...
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
SEMPRE É BOM LEMBRAR, 04 ANOS NÃO SÃO 04 DIAS...
SEM GARANTIA, NÃO ACEITAMOS DEVOLUÇÃO.
Unidosporilheus
domingo, 26 de setembro de 2010
EXAMINANDO, MAIS UMA VEZ.....DIA 03 DE OUTUBRO???
CLAUDIO HUMBERTO
O “jeito Dilma” de comandar fez vítimas na Casa Civil da Presidência da República, onde seu
ibope é baixo, e também no comitê eleitoral. São frequentes as “baixas” na equipe, por
alegados motivos de saúde, e três colaboradores estão sob tratamento. Um deles não suportou
um insulto dela ao telefone e, durante a ligação, sofreu um derrame. Hoje, está sob cuidados
médicos para recuperar os movimentos da boca.
Os assistentes não entendem por que tanto estresse, para quem lidera as pesquisas com
folga. “Ela é tosca”, define um deles, sob tratamento.
Na Casa Civil, Dilma era temida pela rispidez. Costumava humilhar membros do governo
expulsando-os de reuniões coletivas.
Nos corredores do Planalto, servidores homenageavam a “delicadeza” da ex-ministra da Casa
Civil chamando-a de “papel de enrolar prego”.
Agravo com adptações
SERÁ QUE O PREFEITO TEM PULSO PARA ACABAR COM O BALCÃO DE NEGÓCIOS???
Domingo,26/09/2010
O vereador Jailson “Sarney” Nascimento conseguiu reunir um grupo de seis vereadores para fazer oposição ao prefeito Newton Lima.
Os rebelados enviaram uma carta ao chefe do executivo, no início da noite de hoje (24), onde afirmam ter deixado a base governista. São eles: Gurita, Valmir de Inema, Tarcísio do Salobrinho, Bel do Vilela, Zé Neguinho, Dinho Gás e o próprio “Sarney”.
Um dos objetivos é evitar que as latas-velhas do líder do grupo sejam banidas do transporte escolar.
Todos possuem vários cargos na viúva palaciana. Será que vão suportar a perda das boquinha$$$$$ ?
Gusmão
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
BOMBEIRO NÃO FAZ MILAGRE,O VEREADOR PERDE OS CARGOS E A MÃE NÃO SE ELEGE...
O BOMBEIRO DE “SARNEY”
Sexta,24/09/2010
Mário Alexandre, vice-prefeito de Ilhéus, concentra esforços para evitar que o vereador Jailson “Sarney” Nascimento perca todos os cargos no governo (já perdeu 11) e veja suas latas-velhas serem banidas do transporte escolar.
Segundo informações, “Sarney” prometeu dar uma ajuda financeira à campanha da deputada Ângela Sousa, mãe do vice, que anda sufocada, uma vez que o deputado federal Geraldo Simões percebeu a trairagem.
Em troca, nos bastidores, Marão fala cobras e lagartos e tenta minar o secretário de governo, Alcides Kruschewsky (Pai Cidão), opositor feroz de “Sarney”.
Cidão á a mais nova vítima da trairagem típica e normal do grupo de Ângela, que para vencer a eleição é capaz de tudo, até mesmo se aliar ao PJ (Partido de Judas).
Gusmão
NA CONVERSA A REELEIÇÃO ESTÁ DIFICIL, IMAGINEM NA MARRA...
Sexta,24/09/2010
Entre os servidores, há até alguns que votam na escolhida de Newton, mas eles já pensam seriamente em mudar de opção por conta de imposições desse tipo. Poderão ir, obrigados e indignados, a um evento em plena noite de sexta-feira, mas na hora H, aquela do voto secreto…
UM ENIGMA "INSEPUTO..."
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
ACONTECEU EM SALVADOR, AQUI EM ILHÉUS FALTA AÇÃO DO TRE E PREFEITURA...
Quinta, 23/09/2010
A festa das propagandas eleitorais irregulares em Salvador perdeu parte dos seus confetes na tarde desta quarta-feira (22). Em cumprimento a uma determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), agentes do Poder Judiciário, em ação que contou com a colaboração da Polícia Militar e Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), apreenderam 120 peças distribuídas em diversos locais da capital baiana, como a Orla e as avenidas Centenário e Pinto de Aguiar. As propagandas estavam afixadas no chão ou em cavaletes, o que não é permitido, e ficarão guardadas no depósito da Justiça Eleitoral, na BR-324. Caso os interessados queiram resgatá-las e assumir a culpa, basta ir ao local. O Bahia Notícias flagrou na Avenida Garibaldi uma operação multipartidária, pois os candidatos que cometiam o ilícito eram de bandeiras canhotas, destras, ambidestras e até mesmo manetas.
Bahianotícias
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
ILHÉUS, NO CAMINHO DO DESENVOLVIMENTO...



Quarta,22/09/2010
Publicado resultado da licitação da Ferrovia Oeste-Leste
Foi publicado nesta quarta-feira (22), no Diário Oficial da União (DOU), o resultado final da licitação de três lotes da Ferrovia da Integração Oeste-Leste. A Ferrovia vai percorrer, ao todo, 1.500 quilômetros, ligando Ilhéus a Figueirópolis (TO) e atravessar 49 municípios baianos.
O valor total dos três lotes é de R$ 2.070.957.615,62, que compreendem os seguintes trechos: Rio da Preguiça ao Terminal de Ilhéus, Rio Jacaré até o Rio Preguiça e Riacho da Barroca ao Rio de Contas. O processo licitatório para os outros quatro lotes que compreendem trechos na Bahia está em tramitação.
A responsável pela construção da malha ferroviária é a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, uma empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, e os recursos são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A nova ferrovia deverá impactar na redução dos custos do transporte de insumos e produtos diversos, no aumento da competitividade dos produtos do agronegócio e na possibilidade de implantação de novos polos agroindustriais e de exploração de minérios, aproveitando sua conexão com a malha ferroviária nacional.
Fonte Agecom-Ba
PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS......

COLLOR: NÃO HOUVE CONFISCO DE POUPANÇA
Quarta,22/09/2010
Durante debate entre os candidatos ao governo de Alagoas, realizado na segunda-feira (21), o senador Fernando Collor de Mello (PTB) foi instado a responder sobre o período em que foi presidente da República (1990-1992). Ele foi cobrado pelo confisco da poupança quando foi chefe do Executivo. "O senhor consegue dormir tranquilo depois disso [do confisco]?", perguntou a ele Jeferson Piones (PRTB). Collor respondeu que não houve confisco da poupança porque o dinheiro foi devolvido com juros e correção monetária. O debate foi promovido pela afiliada da Rede Record.
Bahianotícias (com adptações)
FRASE DO DIA...
FICHA SUJA, OU VAI SER LAVADA?
Quarta,22/09/2010
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJB), através 3ª câmara cível, confirmou o recebimento da ação civil por improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público baiano contra o ex-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro e a empresa Transporte Urbano São Miguel. Ajuizada pela promotora de justiça Karina Cherubini, em 2008, a ação que denunciava a não realização de processos licitatórios para a compra de vales-transportes e fretamento de veículos, havia sido recebida pela juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública, Luciana Carinhanha, mas o ex-prefeito interpôs agravo de instrumento contra a decisão, sustentando que não praticou os atos de improbidade denunciados pelo MP e que houve prescrição quinquenal, dentre outras alegações. O Ministério Público apresentou contra-razões, defendendo que não houve a prescrição dos atos de improbidade praticados, uma vez que os 5 anos do prazo prescricional só são contados a partir do momento em que se deixa o cargo, sendo que o réu foi prefeito de Ilhéus em dois mandatos consecutivos (1996 a 2000 e 2001 a 2004). O entendimento do TJ foi de que “não há que falar em prescrição quinquenal (artigo 23, inciso I, da Lei nº 8.429/92) no caso analisado, já que ela passa a fluir a partir da efetiva saída do cargo, ou seja, com o término do segundo mandato, pois a reeleição implica continuidade do exercício da função governamental do lmunicípio”. O desembargador Sinésio Cabral Filho foi o relator do processo. A ação civil por improbidade proposta pelo MP em 30 de abril de 2008 resultou de representação feita pelo Fórum permanente pela vida, denunciando irregularidades na gestão de Jabes Ribeiro, dentre elas que havia em processos de pagamento do ano de 2004, falta de especificidade e de discriminação dos beneficiados ou do motivo que justificasse a compra de vales-transportes urbanos para suposto uso por parte da comunidade carente de Ilhéus. Após investigar a denúncia, o Ministério Público concluiu que o então prefeito não realizou os processos licitatórios para a aquisição e compra de vales-transporte e contratação de viagens especiais, mediante fretamento de ônibus, objeto dos processos de pagamento descritos. Além disso, acusou Jabes Ribeiro de ter fragmentado despesas de um mesmo serviço para, além de fugir da licitação, contratar exclusivamente a Transporte Urbano São Miguel de Ilhéus, que se beneficiou da conduta ilícita do agente público. Em razão das ilegalidades, o MP pediu a condenação dos réus por ato de improbidade.
Bahiaonline |
A BASE ALIADA, PENSA APENAS NOS CARGOS...
Newton manda vereador decidir se quer ou não ser leal ao governo
Quarta,22/09/2010
Exclusivo:. Numa tensa reunião realizada nesta terça-feira (21), no Palácio Paranaguá, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima disse que vai cobrar a conta dos vereadores da base aliada - e que, portanto, possuem cargos na administração - que votaram contra o veto a alguns artigos do projeto que regulamentava a Guarda Municipal. O resultado representou uma inesperada derrota do governo na Câmara e até hoje não foi "engolido" pelo prefeito Newton Lima que acreditava ter maioria no Poder Legislativo. O encontro desta terça contou com a participação de todos os secretários municipais. O prefeito vai cobrar dos vereadores da base aliada o que considera como a lei da reciprocidade na política. Resumindo: se querem cargos, terão que ser leais ao governo. Um dos mais visados neste encontro foi o vereador Jailson Nascimento. Uma fonte informou ao Jornal Bahia Online que o presidente da Câmara deverá perder, já nas próximas horas, alguns cargos importantes indicados por ele ao prefeito Newton Lima. Além do PMN (partido de Jailson) o PPS também poderá sair enfraquecido, depois que o vereador Marcus Flávio se ausentou da votação e o vereador Zé Neguinho votou contra o veto. Com a saída do indicado do partido, o filósofo José Alencar, do comando da pasta do Meio Ambiente, o prefeito deverá decidir por uma mudança radical na pasta, não devolvendo a sua titularidade à sigla partidária. A cobrança de lealdade será feita a todos os partidos da base e, a depender da reação, novas mudanças estarão por vir. |
Bahiaonline
QUEM NÃO TEM COMPETÊNCIA, NÃO SE ESTABELECE...

“LATA VELHA” REJEITADA EM URUÇUCA
Quarta,22/09/2010
.
Ônibus caindo aos pedaços e revolta de estudantes da rede municipal de Uruçuca levaram o prefeito Moacyr Leite (PP) a encerrar o contrato com uma empresa do presidente da Câmara de Ilhéus, Jailson Nascimento (PMN).
.
Os estudantes e pais reclamavam das condições dos veículos, que quebravam constantemente, deixando os alunos no meio do caminho e, logicamente, sem aula. Moacyr não teve outra saída a não ser cancelar contrato.
.
Nascimento enfrenta tempos duros. Ontem, o prefeito Newton Lima (PSB), ex-aliado, baixou edital de licitação que praticamente alija a empresa de Jailsonso da concorrência.
A JailsonTur, também ontem, teve dois ônibus retidos pela polícia ao trafegar com irregularidades em Itacaré. Os veículos levavam manifestantes de Ilhéus para a Câmara do vizinho município.
PimentaO GOVERNO NEWTON, PROCURANDO O RUMO...

Vai ficar mesmo difícil para o dublê de vereador e empresário de ônibus, Jailson Nascimento, manter-se no serviço de transporte escolar na zona rural de Ilhéus.
No final da tarde desta terça-feira, 21, o prefeito Newton Lima divulgou um edital que é praticamente à prova de Jailson. Os critérios a serem obedecidos pelas empresas interessadas vão bem além dos 15 anos de tempo de uso dos veículos (conforme recente ampliação conseguida pelo vereador com uma alteração da Lei Orgânica).
Para atuar no setor de transporte escolar na zona rural ilheense, a empresa terá que possuir 22 ônibus e mais oito vans. Além disso, os veículos precisarão estar equipados “com sistema de suspensão, aceleração e frenagem compatíveis com a segurança e o conforto dos passageiros transportados”. Deverão ainda ter registro como veículos de transporte de passageiros e passar por inspeção do Detran e da Secretaria Municipal de Trânsito a cada início de semestre.
Durante o anúncio da abertura do edital, Newton Lima ainda afirmou que a Prefeitura vai comprar cinco ônibus novos para o transporte escolar, utilizando recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Todo esse investimento foi justificado pelo prefeito como necessário para garantir melhores condições no deslocamento dos estudantes da zona rural. É verdade. Mas também está certíssimo quem afirmar que a iniciativa tem um alvo político, pois o chefe do executivo ilheense não esconde que está determinado a tirar Jailson Nascimento do transporte escolar.
O vereador desce na próxima parada...Pimenta
terça-feira, 21 de setembro de 2010
FICHA LIMPA NOS FICHAS SUJAS...

ELEITORES SÃO FAVORÁVEIS À LEI DA FICHA LIMPA
Terça, 21/09/2010
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ibope e divulgada nesta terça-feira (21) pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) mostra que 85% dos brasileiros consultados são favoráveis à Lei da Ficha Limpa. A norma, que veta a candidatura de políticos condenados por um colegiado de juízes, terá sua validade analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (22). O Ibope perguntou também aos pesquisados sobre o conhecimento no caso de compra de votos, se votariam em algum candidato que lhes oferecessem algum benefício, além dos critérios de escolha dos postulantes e a importância da participação da magistratura em ações contra a corrupção eleitoral. No cenário referente aos crimes, 43% afirmaram conhecer casos de políticos que compram ou compraram votos, 73% responderam acreditar que a política beneficia apenas os políticos e 41% disseram conhecer alguém que já votou em troca de algum benefício. O Ibope entrevistou 2.002 eleitores em todas as regiões do país, entre os dias 18 e 21 de agosto.
Bahianotícias
SÓ ELE ACREDITOUUUUUUUUUU...

Rabat está de malas prontas...
Rumores que correm nos bastidores da política ilheense alardeiam que o médico Antônio Rabat, atual secretário municipal de saúde, pretende pedir exoneração ao prefeito Newton Lima.
Ele não está satisfeito com a função, devido aos “grandes pepinos” deixados pela sua antecessora, Marleide Figueiredo.
Durante reunião com a promotora Karina Cherubini, o secretário foi advertido: “cuidado com o que anda assinando”. A recomendação se refere aos pagamentos irregulares a prestadores de serviços (clínicas, laboratórios e hospitais), realizados todos os meses, apesar da inexistência de contratos...
Possíveis problemas no futuro assustam Rabat...
Gusmão
A SOCIEDADE CONFIA NA ISENÇÃO DO STF...
Defesa da ficha limpa reúne 130 mil assinaturas
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral pressionará ministros do STF com manifesto da sociedade em favor da lei, antes do julgamento de Joaquim Roriz
Terça, 21/09/2010
![]() |
Dez carrinhos de assinaturas na entrega do projeto de lei. Agora, pressão será exercida em cima dos ministros do STF, para que fazer valer a ficha limpa |
A mobilização em defesa da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) multiplica-se. Mais de 130 mil pessoas, temerosas com a possibilidade de uma derrota da nova Lei no Supremo Tribunal Federal (STF), assinaram uma carta-manifesto que deverá ser entregue nesta terça-feira (20) aos ministros do Supremo. O documento cobra respeito à legislação e alerta para os riscos de deferimento de recursos dos candidatos já barrados nas instâncias inferiores. O receio é que o relaxamento enfraqueça a legitimidade da Lei e abra a janela para a eleição de candidatos enrolados com a Justiça.
Um ato simbólico de protesto, previsto para 15h em frente ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), promete elevar ainda mais o tom de cobrança da sociedade sobre os 10 ministros do STF. Ao todo, 21 entidades de classe sinalizaram-se favoráveis ao cumprimento da Lei e entraram efetivamente na mobilização diante do risco dos ministros recuarem do entendimento que teve o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) evitando a aplicação da lei este ano.
O julgamento amanhã (21) do recurso do ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, candidato ao mesmo cargo pelo PSC, marcará a posição que o STF terá com relação à Lei da Ficha Limpa. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que foi o responsável pela mobilização que levou à aprovação da lei, acredita que a pressão popular poderá sensibilizar os ministros do STF no julgamento. O recolhimento das assinaturas que serão entregues começou na última semana por meio de grupos de e-mail e redes sociais como twitter, orkut e facebook, e superou as expectativas dos organizadores.
A FERROVIA E O FUTURO...


DEFINIDAS AS EMPRESAS QUE FARÃO PRIMEIRA ETAPA DA FIOL
Foram abertos nesta segunda-feira, 20, os envelopes com as propostas de preço das empresas interessadas em construir a primeira etapa da Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol). O trecho que compreende três dos sete lotes do pedaço baiano da ferrovia foi arrematado por um consórcio formado pelas empreiteiras OAS, SPA Engenharia, Galvão Engenharia, Andrade Gutierrez, Barbosa Melo e Serveng.
Ainda serão abertas as propostas para os outros quatro lotes do trecho da Fiol na Bahia, que tem cerca de mil quilômetros e ligará as cidades de Barreiras a Ilhéus, num projeto orçado em R$ 4,5 bilhões.
A ferrovia irá facilitar o escoamento dos grãos produzidos no oeste baiano e em Tocantins (futuramente, a estrada de ferro chegará à cidade de Figueirópolis, naquele Estado), além do minério de ferro que será extraído em uma jazida da Bahia Mineração (Bamin) no município de Caetité, sudoeste baiano.
O projeto da Fiol se integra ao Complexo Intermodal de Transportes, que incluirá ainda um porto e um aeroporto na zona norte de Ilhéus.
Pimenta
A SAÚDE DE ILHÉUS NA UTI...

Terça, 21/set/2010
Uma auditoria realizada pela Secretaria da Saúde da Bahia aponta irregularidades cometidas na Secretaria da Saúde de Ilhéus, no período de janeiro a dezembro de 2009.
A investigação, realizada em conjunto com a Secretaria Nacional de Auditorias, vinculada ao Ministério da Saúde, constatou fortes indícios de desvios, como gastos exorbitantes com a locação de imóveis, compra de peças para veículos e pagamentos de serviços “extra-SUS”. Tudo sem licitação.
Somente com os referidos serviços extra-SUS, prestados por clínicas particulares, a SMS ilheense gastou em 2009 o valor de R$ 17.450,540,66. Repetindo: “sem licitação”.
Na época em que os desvios foram cometidos, a Secretaria estava sob o comando da enfermeira Marleide Figueiredo, aliada política e indicada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jailson Nascimento.
Pimenta/Gusmão
ELE NÃO PERDOA, MATA...

Seu estado físico era característico dos usuários de crack. Rosto com ossos salientes, magreza doentia, pontas dos dedos queimados. Apresentava odor em demasia. Suas vestes estavam imundas, típicas de moradores de rua. Chamava atenção, apesar de muito sujas, as roupas que o vestiam. Camisa da Rip Curl, bermudão quadriculado, tênis reebok e um relógio de pulso da Mormaii.
O crack, droga sete vezes mais potente do que a cocaína, tanto no aspecto narcótico como no aspecto necrosal, atua no organismo elevando a temperatura corporal, podendo a qualquer momento causar um AVC. Os neurônios são lesados e o coração atua entre 180 a 240 batimentos por minuto.
Em poucos minutos, A.S.M. relatou sua vida. Na verdade, relatou a sua morte...
MAIS UM PARA O BALAIO DE GATOS, COM ALGUNS ROEDORES DENTRO...

Terça,21/09/2010
O palhaço Tiririca está ameaçado não só de ser a maior votação deste Brasil dos absurdos mas ter, ainda, a sua canidatura impugnada. É que, com dívidas trabalhistas, para não pagar a trabalhadores e outras maracutaias mais, ele resolveu tirar todos os seus bens do seu nome, para não sofrerem penhoras. E os colocou nos de familiares. Ficou, assim, sem bens. Mesmo com tal malandragem, que não deixa de ser uma espécie de ilícito ideológico, se mantiver a candidatura na Justiça será ou o mais votada ou ficará, em São Paulo, entre os primeiros. Bastava uma tramóia dessa ordem para não receber votos e ser colocado no rol dos fichas sujas. Quem não paga aos empregados e retira os bens do seu nome para passar a perna na parte mais fraca da relação trabalhista, fará qualquer negócio para levar vantagem na vida pública. Ou não?
(Samuel Celestino)POLUIÇÃO VISUAL II...
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
FAÇAM SUAS APOSTAS,O COMBUSTÍVEL DA CANDIDATA ESTÁ MINGUANDO...
CACÁ COLCHÕES “VIRA O JOGO” EM ILHÉUS
Segunda,20/09/2010
Fontes palacianas garantem: o candidato a deputado estadual Cacá Colchões (PR) assumiu a dianteira da corrida eleitoral em Ilhéus.
Aferições realizadas nos últimos dias colocam o empresário à frente da candidata que tinha a liderança desde o início deste ano.
O grupo da candidata superada entrou em parafuso. O vínculo ao nome do presidenciável José Serra (PSDB), em queda livre, pode ser o fator que prejudicou a ex-líder.
O ESTOQUE DE ÓLEO DE PEROBA VAI ACABAR...

MARÃO E O BLOCO DOS “SUJOS”
O grupo da deputada estadual Ângela Sousa é de um oportunismo surpreendente.
Na última sexta-feira (17), correligionários da “irmã” e do deputado federal Geraldo Simões fizeram uma caminhada no Pontal, onde pediram votos não só para “a dobradinha” como também para Pinheiro, Lídice, Jaques Wagner e Dilma.
De repente, o vice-prefeito Mário Alexandre, liderando uma turma de mais ou menos 30 pessoas, surgiu no fundo da caminhada, com cartazes de Paulo e Fábio Souto e do já derrotado José Serra.
Os petistas ficaram constrangidos, pois nunca viram um exemplo tão nítido de tamanha cara de pau. A mamãe na frente, pedia votos para os petistas, o filhão no fundo, fazia o trabalho para os “soltistas”.
Uma moradora, fã contumaz do presidente Lula, ao perceber que assessores de Marão colavam propaganda do “vampiresco tucano” na parede de sua casa, saiu de vassoura na mão aos gritos: “não botem essa sujeira na minha porta não”.
Definitivamente, foi uma cena mais do que ridícula.
POLUIÇÃO VISUAL..., também em dupla...

PAI E FILHO, POLUEM O CALÇADÃO DE ILHÉUS
Segunda, 20/09/2010
Caso a sociedade organizada não tome uma posição urgente, Ilhéus vai se tornar uma terra sem lei.
Além de alguns comerciantes que desrespeitam o código de postura, poluindo o visual com placas de mau gosto e ainda colocam mesas, cadeiras, cavaletes nas portas impedindo que as pessoas circulem livremente, encontramos ainda diariamente, camelôs de produtos diversos: frutas, cds etc...
Hoje o calçadão D.PedroII/Paranaguá, amanheceu com diversos cavaletes com propaganda dos canditatos do PMDB Raimundo e Marcio Veloso. A Secretaria de Serviços Urbanos foi informada e até as 10,00hs as placas não tinham sido retiradas.
Nós eleitores, devemos examinar com cuidado em quem votar no dia 03 de Outubro, além de excluir os "Fichas Sujas" e os "Fichas Lavadas" vamos deixar de fora os que nada fazem a ainda poluem visualmente a cidade.
Unidosporilheus
domingo, 19 de setembro de 2010
ASSIM É FÁCIL SER POLÍTICO... he, he, he, he...
Domingo, 19/09/2010
sábado, 18 de setembro de 2010
IAHUUUUUUU, AQUI VAMOS NÓS...

da Ilhéus-Itabuna e da Oeste-Leste
Não só para lançar a pedra fundamental da ferrovia de R$ 4,5 bilhões. O presidente estará em Itabuna para assinar a ordem de serviço de duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna. A nova pista será construída à margem direita do rio Cachoeira.
Ao Blog do Thame, o governador confirmou a data do compromisso de Lula no sul da Bahia. A visita ocorre exatos seis meses após viagem à região para inaugurar o Gasoduto de Integração Sudeste-Nordeste (Gasene) e lançamento do edital da Ferrovia Oeste-Leste.
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
UMA DUPLA DE DOIS...

Sábado, 18/09/2010
Que o ex-todo-poderoso do governo ilheense Carlos Freitas perdeu grande parte de seu alardeado poder com a recente reforma administrativa, ninguém duvida. Mas, como ele era “amigo pessoal” do prefeito Newton Lima, todos acharam que o homem fosse entender a guilhotinada como necessária, afinal seria a oxigenação que a administração ilheense precisava.
Qual nada. Depois de ter capados alguns nacos de poder de sua antiga pasta, o homem entrou em parafusos: aliou-se ao presidente da Câmara, Jailson Nascimento, e outros vereadores amigos, e juntos formam um pelotão de artilharia contra o governo do qual são aliados.
Para o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas, o seu colega do Governo, Alcides Kruschewsky, é o adversário a ser abatido. Assim, achou mais que natural, aliar-se à oposição, no episódio da reforma administrativa, para detonar o projeto.
O motivo, claro, era a perda de parte do poder, já que na reforma vários segmentos saíram de sua pasta para se tornar secretarias independentes. A parte de Obras virou a secretaria de Infraestrutura, além da Segurança, Transportes e Trânsito, e ainda parte do Planejamento. Foi a gota d’água. A reforma foi aprovada e os serviços agora fluem normalmente.
Nos últimos dias, com a lei de regulamentação da guarda civil, Freitas voltou à carga contra Alcides. Seguindo o mesmo roteiro, novamente se juntou aos vereadores amigos (mesmo sendo da base do governo) para propor emendas (irregulares) que aumentaram os salários de alguns guardas em até 320%.
Como o prefeito vetou esses artigos, Freitinhas recorreu, de novo, aos vereadores e ao presidente Jailson para derrubar o veto do prefeito e creditar a derrota à estratégia “errada” de Alcides.
Claro que ações desse tipo exigem respostas, dizem fontes do governo. No Palácio Paranaguá, é consenso que Jailton e Carlinhos devem, o quanto antes, ocupar lugar de destaque no vórtice do retângulo. Ou seja, devem mesmo ir para o escanteio, sem mais delongas.
A NOVA IDENTIDADE...

Sexta, 17/09/2010
A Bahia será um dos seis primeiros estados brasileiros a testar um novo modelo de carteira de identidade que virá com chip. O Registro de Identidade Civil (RIC) terá espaço para armazenar dados também do título de eleitor, PIS-Pasep e CPF. Além da Bahia, Alagoas, Maranhão, Santa Catarina, Rio de Janeiro e o Distrito Federal adotarão o sistema.
A definição ocorreu durante reunião do Comitê Gestor do Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil. A previsão é de que todas as “velhas” carteiras de identidade sejam substituídas num prazo máximo de nove anos.
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
NA MOSCA...

UMA RÁPIDA VISÃO DOS POLÍTICOS
Samuel Celestino
Gosto de política, duvido dos políticos e sou apartidário. Considero todas as legendas do sistema pluripartidário brasileiro deformações legais, imersas em vícios, que exigem uma reforma política urgente.
O PT, por exemplo, já emitiu, em outras épocas, sinais de que seria uma legenda renovadora. Virou geleia geral. Os “300 picaretas” citados por Lula, também em outras épocas, ou se evaporaram perdendo eleições, ou morreram, ou, como “picaretas”, se abrigaram à sombra de quem melhor lhes ofereceu vantagens. Dissiparam-se entre os partidos. Inclusive filiando-se ao próprio PT e aos seus aliados.
Luiz Inácio Lula da Silva, autor da revelação dos “300 picaretas da Câmara” quando exercia mandato de deputado nos anos 80, hoje não está nem aí. Não levantou palha para combater a corrupção ou desvios na política. Até no seu partido, onde assistiu, ausente, sem nada saber ou ouvir, à banda passar, instrumentalizada pelos mensaleiros. Observa-se, agora, um novo arrepio, dos muitos já registrados, supostamente em dose dupla: dentro do Palácio do Planalto, onde habita Erenice Guerra, chefe da Casa Civil, que lá foi posta por Dilma Rousseff, que a fez sua sucessora no cargo ao deixá-lo para cumprir os desígnios de Lula, que pretende fazer dela – e certamente o fará – a sua sucessora. É uma ciranda interminável de vícios, que me leva a ter ojeriza crônica aos políticos. Nem todos, claro.
Qualquer pessoa minimamente inteligente reconhece esta verdade. Menos os radicais, interesseiros no poder e no erário. Como o voto é obrigatório (preferia que fosse facultativo), melhor tentar acertar escolhendo candidatos, e não votando pelos partidos. Quaisquer deles.
Muito bem. Digo isso porque Lula acaba de dar uma ordem, semelhante à de Cantão, o Velho, do antigo império romano. Uma espécie de “Delenda Cartago” (“Cartago precisa ser destruída”, frase que encerrava sempre os discursos de Catão, no senado de Roma). Era um brado de vingança contra o exército cartaginês que derrotou o império numa das batalhas das guerras púnicas.
O presidente disse o seu “delenda DEM”, em Joinville. Suas palavras inadequadas que lançam suspeitas sobre os seus propósitos políticos foram: “O DEM precisa ser extirpado”. Se assim diz, creio que todos os partidos também deveriam. Delenda tudo. Ora, quem me acompanha, quem acompanha o meu jornalismo, sabe que não gosto do DEM, que se origina na Arena dos ditadores; mudou para PDS; virou PFL; transmudou-se em DEM e, agora, está diante de um possível fracasso eleitoral que o fará minguá-lo. Combati o PFL de ACM e a Arena na ditadura. O DEM precisa ser extinto?
Diria que sim. Mas, também, as demais legendas, com algumas exceções. Elas nasceram com propostas enganosas, com dogmas, conceitos, prometendo um caminho ético de combate à corrupção, contra o empreguismo, o paternalismo, o nepotismo, a mentira, as promessas de campanha, tudo embrulhado num pacote enganatório. Com o tempo, todos assumiram os mesmos defeitos e as mesmas formas. Por quê? Explico com o ditado que não canso de citar: “Na corrida para os cofres públicos, todos os gatos são pardos”.
Aliás, praticamente José Dirceu disse isso na segunda-feira última aqui em Salvador, deixando ainda no ar críticas a Dilma e a dos “generais” do aliado PMDB, José Sarney e Renan Calheiros.
Repercutiram nacionalmente as suas considerações sobre a fragilidade política de Dilma e a comparação que fez entre ela e Lula. O PT se desviou dos seus princípios sacramentados nas portas das fabricos do ABC paulista e nas Comunidades Eclesiais de Base, além de ter apoio de intelectuais, que logo divergiram da legenda. Perceberam que a legenda mudara de caminho, de rota. O PT é farinha do mesmo saco onde se encontram as demais legendas. Igual ao DEM; igual e irmanado ao PMDB (de Sarney e Calheiros), que foi partido quando a sigla era MDB e até aluir, juntamente com a cidadania, a ditadura militar.
É semelhante ao PDT, que nasceu à sombra de Leonel Brizola ao perder o seu PTB, fundado por Getúlio Vargas, por manipulações do general Golbery do Couto e Silva, bruxo político da ditadura. E sobre o PCB, que de socialista já não tem mais nada? E o PCdoB, dos comunistas de outrora que agora estão no mesmo barco. E o PSDB, que nasceu do ventro do PMDB para ser puro, ético, social-democrata e virou mingau? E o velho partidão, denominação do PCB? Enfim, não sobra um (acima, citei exceções, já não as faço). PSOL, PV? E os nanicos negociados nos balcões da política, no atacado e no varejo?
Porque Lula hoje resmunga se teve oito anos para fazer reforma política para a mudança séria (é possível?) e chutou o pau da barraca? Simplesmente para não ir de encontro aos interesses dos aliados e do próprio PT? Mais. Os deputados não têm interesse na reforma de modo a garantir seus mandatos e não tocar nas suas bases eleitorais, com a mudança do sistema, por exemplo, para o voto distrital. Mais ainda: porque só extirpar o DEM, que merece e fato sê-lo, mas não somente esta legenda?
Lula fala demais, enquanto sua candidata prefere não falar para não se enrolar. Serra espalha antipatias, embora seja experiente. Plínio Arruda Sampaio quer estatizar o Oceano Atlântico. Marina não tem densidade, embora a tenha muito mais que Dilma. E assim é.
Em outras épocas, o voto nulo foi uma arma. Numa democracia, não pode nem deve ser. Um pouco mais, para encerrar: eles são fisiológicos, sofrem transmutações e são atacados pelo vírus do poder que, depois de inoculado, a cura só ocorre quando são derrotados nas urnas. Quando tal acontece, experimentam nova metamorfose. Passam a ser humildes, mas não desistem de perseguir o poder. Quando não o conseguem, envelhecem frustrados à procura de qualquer sombra. Então, dá-se a última metamorfose: transformam-se em puxa-sacos de quem estiver ronronando em almofadas palacianas.