QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

domingo, 30 de setembro de 2007

CONHEÇA O "SEU" CANDIDATO...

Sarrafo e a frase de Mario Covas.
Não custa lembrar a frase dita varias vezes pelo falecido governador Mário Covas ( a única coisa boa que existia no PSDB) . E que era mais ou menos assim:
SE VOCÊ QUIZER SABER QUEM É O CANDIDATO, EXAMINE O SEU PASSADO, VEJA O QUE ELE JÁ FEZ, VEJA O PRESENTE, O QUE ELE FAZ E PRINCIPALMENTE COM QUEM ELE ANDA.
Deveríamos seguir ao pé da letra este conselho. Estamos vivendo um momento politico propício a esta reflexão. São golpes de tomadas de partidos, ajuntamento de cobras e lagartos pelo bem de Ilhéus (sic), na repetição de cenas do passado, que nos levaram a esta triste realidade.
Postado por Sarrafo às 9/27/2007 05:02:00 AM

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

ILHÉUS TEM FUTURO...

Maria Luiza Heine/DESATINOS
21 de setembro 2007 11:49 por Roberto Rabat Chame
Categoria:

Foi com grande surpresa e satisfação que recebi esta semana, a notícia publicada no Diário de Ilhéus, em que a promotora de Justiça Karina Cherubini “recomendou que o atual prefeito de Ilhéus, Newton Lima, determine a retirada do nome do ex-prefeito, Valderico Luiz dos Reis, de bens públicos”, sob pena de, em caso de descumprimento da recomendação, ser necessário a propositura de uma ação civil pública. A Lei que dá suporte à determinação, é a de n° 8.625/93. Parabéns ao Ministério Público, que tem lutado para que as leis sejam cumpridas. Que bom que temos pessoas que pensam numa cidade melhor para se viver, e agem nesse sentido.
Interessante é que, quando do aniversário da cidade, e da inauguração da praça, ao lado da Rodoviária, aliás, um “arremedo” de praça, pus-me a refletir com meus botões, se esta atitude seria correta; um prefeito sair colocando seu nome, em uma ação explícita de auto-homenagem. E o que dizer do Shopping Popular, que segundo a imprensa, não teve dinheiro, nem dele, nem da prefeitura?
Espero que os fatos ocorridos nos últimos três anos nos sirvam de exemplo. Em primeiro lugar para que a sociedade civil organizada tome as rédeas da ingerência política, em todos os sentidos. É preciso resguardar os valores morais que norteiam a vida em sociedade, e. nem sempre pessoas bem sucedidas estão aptas a nos representar, e o que é pior, a nos governar. O governo deveria estar reservado aos sábios e não aos sabidos (quem pensou isto foi Platão, há vinte e cinco séculos).
Agora a promotora deveria fazer uma vistoria no Palácio Paranaguá, para ver o estado do mobiliário histórico. Com tanto desatino precisamos estar atentos, nós que amamos Ilhéus.
A situação é muito grave, em âmbito nacional. Nesse meio tempo, está sendo veiculada uma propaganda na televisão, nos estimulando a usar um nariz de palhaço. Será que as pessoas não percebem o quanto é séria a situação do comportamento coletivo e corporativo de senadores e deputados? O programa do Jô apresenta, uma vez por semana, algumas senhoras, comentaristas de política, cujos nomes não sei exatamente, neste momento, mas que comentam com muita seriedade sobre o cenário político nacional.
Esta semana uma delas falou a respeito do senador Renan Calheiros, presidente do Congresso Nacional, de forma muito simples, mas, que me deixou bastante reflexiva. A esta altura, já não importa a questão da filha, da empreiteira, nem de qualquer outra coisa ligada ao fato. O que está contando é o seu despudor em manipular seus pares, de forma arrogante, como de um coronel do sertão, daqueles que a gente pensava que só continuasse existindo nas tramas dos romances. E, evidentemente, dos ditos pares que se comportam exatamente como ele quer. Vira tudo angu da mesma panela.
Quanto à votação, se não fosse trágica, seria cômica. Disseram as comentaristas políticas, que ao serem indagados sobre seus votos, 44 senadores afirmaram ter votado pela cassação, quando no painel apareceram bem menos que isso. E ela comentou que eles mentem com a cara mais limpa do mundo. Volto a repetir: o velho Antonio Carlos Magalhães foi “curioso” e violou o painel de votos do senado; para não ser cassado, teve que renunciar. E o senador Aloísio Mercadante afirmou, para todos os ouvintes do Jornal Nacional, que se absteve de votar, porque não tinha provas suficientes. (...)
É assim que o representante de 10 milhões de brasileiros, de paulistas, não dos pobres nordestinos, conduz o seu mandato. Com óleo de peroba.
Um número considerável de prefeitos está sendo afastado do cargo por improbidade administrativa. Eles aprenderam com muita facilidade a burlar a Lei de Responsabilidade Fiscal, pois o que não presta, eles aprendem logo. Mas pelo visto não está dando certo, o Tribunal está de olho.
Aproveito a ocasião para louvar a postura dos vereadores da cidade de Ilhéus. Foram 12 representantes do povo ilheense que se uniram para expressar a vontade de cada um de nós. Como também das entidades que se reúnem na Associação Comercial para discutir os problemas da cidade e que formaram um movimento em sua defesa. São atitudes dignas do nosso aplauso. Continuo afirmando que o comportamento individualista do mundo globalizado é a expressão da mais alta “burrice”. Pensar no coletivo seria a melhor forma de termos um mundo digno de se viver.
Enquanto escrevo esta crônica, corre pela internet uma mensagem, dando conta de que já foi votado, na Câmara dos Deputados, e aprovado, o fim do 13º salário, da licença maternidade. Será que vamos assumir o nariz de palhaço? E perder os direitos conquistados após tantas lutas?
Cada dia tenho mais certeza de a culpa é nossa, só nossa. Os políticos fazem o que querem e bem entendem, porque nós permitimos. É que talvez muitos estejamos sonhando com o momento de ser vidraça, e aí sim, tirar proveito da situação.
mlheine@oi.com.br
19 leituras

terça-feira, 18 de setembro de 2007

DEU NO SARRAFO...

Terça-feira, 18 de Setembro de 2007

Sarrafo, PSB e o PT......
Sabemos serem altamente politizados os dirigentes do PSB. Porem comentem um erro elementar na política, a falta da conversa democratica entre as instituições. Não que isto vá redundar em apoio ou participação.
Será que o PSB por si só se basta? Ainda não conversou com o PT, por quê? Será que o Governador vai ficar satisfeito com esta descortesia feita por um partido aliado ao seu partido?
São perguntas que naturalmente qualquer pessoa faz.
Postado por Sarrafo às 9/18/2007 06:00:00 AM 0 comentários
Segunda-feira, 17 de Setembro de 2007

Sarrafo e a mudança das nuvens......
Lemos e gostamos da entrevista do vereador Alisson Mendonça no jornal A REGIÃO.
Com perspicácia e inteligência ele percebeu que as nuvens mudaram de posição mais rapidamente que o esperado.
Parece-nos que não vai trocar uma reeleição certa, com uma possível recondução à Presidência do Legislativo, por um embate eleitoral prematuro. Ele sabe melhor do que ninguém que mais dia menos dia será Prefeito de Ilhéus.
Rapaz novo, tinhoso e inteligente, pode ir se amoldando em estatura para ser um grande Prefeito.
Postado por Sarrafo às 9/17/2007 07:03:00 PM 1 comentários

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

NOTA PÚBLICA

O GRUPO DE RESISTÊNCIA E RENOVAÇÃO POLÍTICA DE ILHÉUS, anteriormente formado pelo PSDB, PR, PPS, PTN e PRB, em torno dos nomes de Pe. Nildemar Andrade/PSDB, Cacá Colchões/PR, Dr. Mario Alexandre, na época, sem partido, e Ednei Espírito Santo/PRB, tem a partir do dia 13/09/2007, uma nova correlação de forças.
O Diretório local do PSDB, por força de uma intervenção da Executiva Estadual, teve a sua Comissão Provisória destituída e a nova Comissão Provisória Local decidiu afastar-se do nosso Grupo Político. Por outro lado, tivemos a grande satisfação de passar a contar com a participação do PSB – Partido Socialista Brasileiro, representado pelo seu Presidente Magno Lavigne, trazendo um novo nome de peso para o Grupo, na pessoa do Sr. Newton Lima, Prefeito Municipal de Ilhéus.
Aproveitamos a oportunidade para reafirmarmos a nossa missão, que é a “construção de um novo caminho para o município de Ilhéus”, e para evidenciarmos que a adesão do cidadão Newton Lima ao nosso Grupo, nos dá a certeza de que o caminho que temos trilhado atende aos anseios da sociedade Ilheense, e com certeza nos levará a ter uma participação de fundamental importância na recondução do nosso município às sendas da decência e ao desenvolvimento sócio-econômico.
Esta nossa forma de atuação atende a uma sinalização da sociedade ilheense que clama por uma mudança de comportamento da classe política e principalmente por uma completa renovação dos principais atores responsáveis pela gestão do nosso município.

Ilhéus(Ba), 14 de setembro de 2007

Grupo de Resistência e Renovação
Política de Ilhéus

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

NEWTON LIMA PODE SER O CANDIDATO DO GRUPO RENOVAÇÃO POLÍTICA?

Espaço do Leitor: NEWTON LIMA 2008 Enviado porROBERTO_RABAT_CHAME em Thursday, September 13 @ 17:46:59 BRT_CONTRIBUTEDBY ROBERTO_RABAT_CHAME

NEWTON LIMA PODE SER O CANDIDATO DO GRUPO RENOVAÇÃO POLÍTICA?

Em reunião hoje a tarde, encerrada a pouco, na sede do Palácio Paranaguá, em que estavam presentes não só os partidos que fazem parte da renovação Política denominada "Unidos por Ilhéus", com seus respectivos pré-candidatos a prefeito: Cacá Colchões (PR), Ednei Espírito Santo (PRB), Padre Nildemar (Sem Partido e Representado no ato por Nilton Pereira), o PPS (Quito), além do mais novo partido no grupo também com seu pré-candidato, o Prefeito Newton Lima (PSB), também estando presentes o PV, o presidente do PSB Magno Lavigne, os Vereadores Alcides e Aldemir, para OFICIALIZAR essa vinda do Prefeito Newton Lima, com seu partido (PSB) e toda sua estrutura.
A iniciativa do PSB de se integrar a forças que só possuem um único desejo, que é o de lutar pelo melhor para Ilhéus, foi aceita de pronto, e veio avalizada por discursos únicos em que foi sempre ressaltado a importância de se construir um PROJETO POLÍTICO DE MÉDIO E LONGO PRAZO PARA ILHÉUS. Isso mostra que o grupo está no caminho certo, cada vez mais FORTE e COESO e que com certeza decidirá o futuro político da cidade já a partir de 2008, o que por certo incomodará muita gente a partir de agora.
Com a adesão, Newton Lima se torna mais um pré-candidato natural do grupo, que sem vaidades ou egoísmos escolherá dos quatro pré-candidatos o que melhor representará o grupo (Unidos por Ilhéus), o que melhor representará Ilhéus. Ilhéus tem futuro...

Grupo Resistência e Renovação
Coordenação Política

Sarrafo e a tiririca......

A Deputada Ângela Sousa ficou tiririca da vida quando viu uma pesquisa em Salvador.
Sugerimos a nobre parlamentar que mande fazer uma pesquisa, se novamente ficar tiririca, aí não tem jeito, seu mandato foi pro brejo.
Postado por Sarrafo às 9/13/2007 09:29:00 PM 0 comentários

Sarrafo e o AGORA

EmplacouO grupo político de Geraldo Simões enfim, emplacou um secretário no governo Newton Lima. É o bancário Gilson Bonfim, que deverá assumir a Secretária dos Transportes da Prefeitura de Ilhéus. Apesar dos petistas alardearem que não iriam participar do Governo Municipal, o presidente da Câmara, Alisson Mendonça, esperneou até conseguir emplacar Gilson Bonfim, indicação feita pelo empresário Newton Cruz.Com essa nomeação, o vereador Alisson Mendonça deverá parar de reclamar do ingresso de Newton Lima no PSB. Afinal, quem não chora não mama, já ensinava a antiga marchinha.
Postado por Sarrafo às 9/14/2007 06:37:00 AM 0 comentários

Sarrafo tá vendo muito.......

Talvez sentindo que sua estratégia de criar dificuldades para gerar facilidades, não está dando certo. Geraldo Simões já começa a se aproximar do PT de Ilhéus.Cuidado pessoal, muito cuidado, Geraldo é ardiloso igual a Jabes.É por isso que muitos jabistas o amam em segredo.
Postado por Sarrafo às 9/14/2007 07:09:00 AM 0 comentários

Alcides "Bocão"

14 Setembro 2007

Alcides "Bocão"
A disputa pelo poder em Ilhéus ameaça desestabilizar o governo de Newton Lima. O foco de tensão é o vereador Alcides Kruschewsky, que já ganhou o apelido de "bocão". Segundo informa fontes palacianas, ele boicotou nomes para a educação e quer colocar um tio homônimo na secretaria de saúde. De quebra, Alcides ainda mira a secretaria de governo.A briga entre ele, aliados e o presidente da Câmara, Alisson Mendonça, ameaça a curta vida do novo governo ilheense. Interpretado como medo, o recuo do prefeito Newton Lima na nomeação do secretariado mostrou-se estratégico e inteligente até certo ponto, pois porque evitou um racha descomunal logo na largada.Pensem um pouquinho em Ilhéus, senhores

Deu no Pimenta na muqueca

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

NEWTON LIMA 2008?

Terça-feira, 11 de Setembro de 2007

NEWTON LIMA PODE SER O CANDIDATO DO GRUPO RESISTÊNCIA E RENOVAÇÃO POLÍTICA.
Em reunião hoje a noite, encerrada a pouco, na sede do PR de cacá Colchões, o Vereador Alcídes Kruschewsky e o presidente do PSB Magno Lavigne, fizeram o pedido formal para ingressarem no grupo RESISTÊNCIA E RENOVAÇÃO POLÍTICA antes integrado pelos pré candidatos Cacá colchões PR; Nildemar Andrade SP(Sem Partido) e Ednei do Espírito Santo PRB, a iniciativa foi aceita de pronto e em todos os discursos foi ressaltada a importância de se construir um PROJETO POLÍTICO DE MÉDIO E LONGO PRAZO PARA E POR ILHÉUS. Alcídes só pediu um tempo, até a tarde de amanhã, para dar ciência ao mais novo e ilustre filiado do PSB - Newton Lima essa ADESÃO, mostra que o grupo está FORTE e COESO e que decidirá o futuro político da cidade em 2008 e incomodará muuuita gente a partir de agora. Com a adesão, Newton Lima se torna o candidato natural do grupo, não descartando as outras QUATRO opções.
Postado por Madeira de dá em "DOIDO" às 22:03 0 comentários

Trabalhem, amigos. Trabalhem.

Pesquisa encomendada por importante partido político revela que não há mudanças profundas no sentimento da população sobre a Câmara de Vereadores de Ilhéus, mesmo depois de sua boa atuação no afastamento do prefeito Valderico Reis. Quem quiser se reeleger, vai precisar trabalhar duro.
Dos 13 vereadores que atualmente compõem o legislativo, os que estão melhores da fita, segundo a pesquisa, são: Jailson Nascimento, Carmelita Ângelo e Zé Neguinho.
Nesta ordem.
Os méritos estão muito mais por conta do trabalho social que promovem do que propriamente pela decisão de ter cassado Valderico Reis.
Postado por Tempero Baiano às 07:36 0 comentários

terça-feira, 11 de setembro de 2007

NOTA PÚBLICA

O GRUPO DE RESISTÊNCIA E RENOVAÇÃO POLÍTICA em Ilhéus (PSDB/PR/PRB/PPS) , confirma o compromisso de defender as mudanças de procedimentos e de conduta, dentro dos princípios democráticos e éticos.

À contribuição e participação nessa corrente de fortalecimento e crescimento, destacamos o trabalho do PARTIDO REPUBLICANO BRASILEIRO – PRB, através de seus representantes na condição de membros efetivos no Conselho de Ética do grupo, inclusive detentores de sua presidência, responsáveis pelas : depurações, adesões e possíveis desligamentos de nomes ou partidos integrantes.

A seriedade e o compromisso do PRB são fatores determinantes em sua importante participação na política em Ilhéus, visando as eleições de 2008.

Ilhéus (Ba), 30 de agosto de 2007.

GRUPO DE RESISTÊNCIA E RENOVAÇÃO POLÍTICA
COORDENAÇÃO POLÍTICA

O fim da Ceplac

O jornal Agora, na edição de feriadão do Sete de Setembro, traz matéria sobre o possível "fim da Ceplac". E tem gente se articulando para pedir a "queda" de toda a diretoria da Ceplac, indicação do ex-prefeito Geraldo Simões.
0 Comente leiaopimenta@gmail.com Pimenta às 21:06

DISPUTA

O PSB e PR disputaram até a sexta- feira a filiação do Prefeito de Ilhéus, Nilton Lima. O PSB levou a melhor e filiou no sábado no plenário da câmara. Muitos articulista, dizem que a filiação do prefeito no PSB foi prematura, no PR ele teria acesso a um grupo que a cada dia fica mais forte e conta com nomes como Cacá Colchões, Padre Nildemar, Mario Alexandre e Ednei Espírito Santo, e reduziria os números de pré-candidatos em prol de seu nome. Sua filiação ao PSB colocou uma incógnita na política local.
Postado por Jamesson Araujo às 08:47
Quantos se lembram em quem votou?

José Nazal Pacheco Soub
Parece 'normal', por parte dos eleitores, o esquecimento do voto sufragado nas eleições passadas. O eleitor pode esquecer em quem votou, mas os dados armazenados servem para análise e prognósticos que doravante serão o tema principal de muitas conversas, principalmente, para os que gostam da vida pública partidária.
O dia 30 de setembro vindouro é o último dia para inscrição partidária para quem aspira ser candidato. Nesses próximos dias, muitas conversas acontecerão, muitas promessas serão feitas, muitas traições ocorrerão, como também muitas frustrações. Infelizmente, a nossa legislação eleitoral é casuística, mudando a cada ano, de acordo com a conveniência de quem manda, forçando o eleitor a se adaptar à 'lei do mais forte'.
Junte a isso a quase absoluta ignorância dos futuros candidatos, quanto à legislação. Alguns que almejam se eleger vão esbarrar nas 'prestações de contas' não realizadas, motivo de impedimento de registro de candidatura no mês de julho do próximo ano.
Confira a íntegra do imperdível artigo de José Nazal (que aparece bem mais novinho na foto!!!) no http://www.r2cpress.com.br/ Lá, você vai conferir tabelas e gráficos com todos os resultados das últimas eleições municipais de Ilhéus. Você também pode conferir o blog Catucadas.
0 Comente leiaopimenta@gmail.com Pimenta às 21:11
Jogo de (ou no) xadrez

O ex-prefeito Jabes Ribeiro, segundo conta o interessante blog Agravo, reúne artilharia eleitoral contra o deputado federal Raymundo Veloso.Veloso, aliás, está arranjando encrenca grande. O ex-prefeito de Itabuna, o ceplaqueano Geraldo Simões, acompanha de perto os passos do neo-peemedebista e deputado federal.
0 Comente leiaopimenta@gmail.com Pimenta às 21:39

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Fraude de licitação na saúde era "em família"

Fraude de licitação na saúde era "em família" com empresas de marido, mulher e mãe concorrendo. Foi o que revelou o último depoimento na Comissão Especial de Inquérito (CEI) sobre o esquema na Secretaria de Saúde de Ilhéus. O sócio-gerente da empresa MG Transportes, Enzo Martins Guimarães, contou que perdeu a licitação para a empresa que tem como sócios sua mãe e sua esposa, a MG Locadora. Além disso, a empresa que venceu a licitação para locar 19 carros de passeio e uma caminhonete de luxo, 0km, para uso do prefeito Valderico Reis, apresentou endereço fictício em Ilhéus. Os donos da MG Locadora são de Eunápolis, mas informaram que a empresa tinha sede na Avenida Roberto Santos, em Ilhéus. No local indicado existe apenas um terreno baldio. E mais: o telefone informado em documentos como sendo da MG Locadora, que vem faturando alto com os aluguéis de carro para a Secretaria Municipal de Saúde, pertence, na realidade, a uma empresa de Itabuna que tem familiares de Valderico Reis como sócios. Durante o depoimento, o empresário Enzo Martins Guimarães ainda tentou consertar a trapalhada informando que tanto a empresa que venceu a licitação quanto a sua funcionam no mesmo endereço em Eunápolis. As investigações da CEI da Saúde estão confirmando todas as denúncias feitas por A Região desde o início da sucessão de escândalos em Ilhéus. Relatório Com o depoimento do empresário na quarta-feira, 18, a CEI concluiu a primeira etapa das investigações, sendo que o relatório final deve ser votado ainda esta semana. Caso ele seja aprovado, será aberto o processo de cassação do mandato do prefeito Valderico Reis, que ficará sem o cargo caso os vereadores que hoje lhe fazem oposição não mudem de idéia. Para a cassação do mandato do prefeito é necessário o voto de 9 dos 13 vereadores. Hoje, a oposição aposta que tem pelo menos 11 votos, ou seja, dois a mais para encerrar o ciclo de erros sucessivos dos últimos anos. O prefeito vem debochando do trabalho da Câmara de Vereadores e não compareceu a nenhuma das audiências em que seria ouvido. A CEI foi criada com base num relatório apresentado pelo Conselho Municipal de Saúde e divulgado com exclusividade por A Região. O documento apontava fortes indícios de desvios de recursos na Secretaria de Saúde. No relatório do CMS constam possíveis irregularidades que vão desde transações de compras de medicamentos sem qualquer controle de entrada e processos misteriosos de aluguéis de veículos até contratação de empresa de vigilância e aquisição de combustíveis numa transação nebulosa.

AREGIÃO DE 08/09/2007