Segunda,30/08/2010

Diariamente, pela manhã e nos finais de tarde, os ilheenses que moram na zona sul e trabalham no centro da cidade – ou o contrário – são obrigados a enfrentar uma demora angustiante para conseguir atravessar a Ponte Lomanto Júnior (Ponte do Pontal). Os engarrafamentos são enormes e, para vencer um trecho relativamente curto, algumas pessoas levam até 40 minutos.

A Prefeitura, que não tem uma solução à vista, vai fazendo experiências, algumas totalmente malsucedidas. Na última semana, por exemplo, a Secretaria de Trânsito experimentou criar uma faixa exclusiva, na Avenida Lomanto Júnior, para os veículos que de deslocavam para o centro. Ficou pior e no dia seguinte voltou tudo ao normal. Aliás, ao anormal.

Resolver o problema exige uma grande obra, que é a construção da nova ponte entre o centro e o Pontal, algo que já entrou no rol de promessas de muitos políticos, como o deputado federal ACM Neto, um dos conhecidos “Copa do Mundo”, que aparecem na região de quatro em quatro anos à caça de votos e depois dão linha na pipa.

Vá lá que o deputado não tenha o poder de executar, mas o jovem herdeiro do carlismo dispõe dos instrumentos para cobrar, denunciar e constranger quem de direito a fazer o que deve. Por outro lado, o Governo do Estado precisa mostrar serviço em Ilhéus, cidade que por enquanto só está vivendo de promessas, expectativas e alguma descrença.