QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

quinta-feira, 21 de maio de 2009

RETRATO DE UMA REALIDADE...

Os desafios de um gestor
Quinta, 21/05/2009
AO CONCEDER ENTREVISTA COLETIVA, O PREFEITO NEWTON LIMA RETRATOU TODA A SITUAÇÃO FINANCEIRA DO EXECUTIVO LOCAL, MAS, ESQUECEU DE EXPOR SEUS PROJETOS DIANTE DA FALÊNCIA E DA SANGRIA DO MUNICÍPIO... Apenas assinar um decreto reduzindo seu próprio salário, salários dos secretários e comissionados é até um ato louvável, porém, um meio ilegal. Num futuro próximo gerará conflitos trabalhistas por irredutibilidade salarial, conseqüentemente, aumentando ainda mais os infinitos precatórios trabalhistas. Que os salários devem ser reduzidos, não há dúvida...
Eleito com quase 54 mil votos, o prefeito Newton Lima (PSB-novo) a partir deste mês de maio começou a cair na realidade e perceber que nem tudo são flores. Apesar das dificuldades que começa a enfrentar, continua ainda respaldado pelo eleitorado ilheense, que espera por ações concretas, projetos, mesmo a longo prazo e, principalmente por dias menos turbulentos. O governo precisa urgentemente se encontrar, tentar um norte e seguir em frente com propósitos, esquecendo as margens.
O senhor prefeito precisa entender que arrumar a casa e organizar as finanças, não é apenas acabar com o cafezinho, mandar desligar as luzes de ‘néon’ sob a ponte ou deixar de viajar na busca de parcerias, apenas no pretexto que essas despesas poderão endividar a prefeitura. Isto é uma visão equivocada do senhor gestor.
Na coletiva que começou às 10 horas e 40 minutos do último dia 15, Newton Lima sabiamente trouxera para a mesa central o seu vice, Dr. Mário Alexandre (PSDB) e, o presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, Jailson Nascimento (PMN). Era uma mostra de unidade com o seu substituto imediato e por tabela, o apoio do Legislativo Municipal. Diga-se de passagem, a coletiva foi a mais concorrida dos últimos anos na cidade de Ilhéus. Concorrida não pelas palavras embaralhadas que poderia vir do senhor gestor, mas, pela expectativa de uma possível renúncia. Quem especulava, quem fofocava e torcia pela saída do prefeito... sifú.
Em sua explanação o prefeito falou das dificuldades de administrar a cidade em virtude da queda das receitas, principalmente de ICMS, FPM e até mesmo dos recursos próprios que vem diminuindo a cada dia. A dívida acelerada com o INSS em quase 170 milhões de reais e o parcelamento incalculável com o Fundo de Garantia tem sido um complicador. O prefeito pegou até um gancho na Crise Internacional para justificar a paralisia. Em sua explanação não muita técnica, o prefeito falou, (e aí concordamos), dos infinitos precatórios trabalhistas. São dividas monstruosas, mensalmente, descontadas diretamente das receitas da prefeitura, que até certo ponto, vem inviabilizando alguns compromissos, como o Vale-transporte do funcionalismo, por exemplo.
Newton Lima precisa administrar a cidade com a razão, e não com a emoção. Precisa ser impactante, ousado e audacioso. Olhar com os olhos do progresso e sempre pra frente. Precisa parar de dar empregos aos seus amiguinhos aposentados do Banco do Brasil, coleguinhas do outeiro e parentes. Precisa acabar com o cabide funcional e ceifar de uma vez o nepotismo. Precisa fazer uma reforma administrativa urgentemente. Alguns secretários e colaboradores são preguiçosos e incompetentes. Eternos viciados do passado e da mesma vaca leiteira. O governo Newton Lima precisa ter a sua própria ‘cara’ e não a ‘cara’ de governos passados. O senhor prefeito foi eleito democraticamente e por isso mesmo precisa caminhar com suas próprias pernas.
O prefeito precisa organizar de fato as finanças. É inconcebível determinados precatórios astronômicos. Fruto de esquemas montados em governos passados, onde algumas reclamações trabalhistas supostamente foram perdidas à revelia ou em ‘defesas’ de má fé, consideradas primárias. Dr. Luiz Carlos, Procurador Geral, precisa rever essas aberrações. A sociedade ilheense não pode pagar por ingerência de ninguém. E, a tendência é aumentar ainda mais os precatórios. As decisões trabalhistas do governo Valderico Reis estão vindo a cavalo.
Justificativas à parte, Newton Lima precisa dar sinais que pretende criar condições para acelerar o desenvolvimento econômico e gerando empregos. Precisa ter coragem para criar medidas ousadas para destravar o nosso crescimento. Até agora o governo Newton Lima está sem identidade. Vem declarando a necessidade de avanços, mas, não diz como será o plano. Falou na coletiva sobre o limite da folha de pagamento no respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal, mas, não deu informações sobre as verbas carimbadas da saúde e da educação. Também não disse quais as empreiteiras prestadoras de serviços e os seus respectivos contratos. O governo precisa de alguém que faça interlocução com os movimentos sociais, a sociedade civil e, principalmente com a imprensa. A imprensa é peça fundamental num processo de re-estabelecimento midiatico da máquina. Infelizmente, o prefeito despreza a imprensa imparcial.
Creio que o governo pode melhorar, tem tudo para melhorar e dar a volta por cima. Creio também que é momento de união em prol de Ilhéus e sua gente.
Ao final da coletiva, o presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, Jailson Nascimento, deu um exemplo de postura, solidariedade e espírito público. Momento único de aplausos em reconhecimento às palavras contundentes, seguras e convincentes de apoio ao prefeito Newton Lima.
Em tempo: Que o governo emita mensalmente o balancete da prefeitura, afixe cópia no mural do Palácio Paranaguá e envie à Câmara Municipal e aos formadores de opinião...
Não é uma exigência. É lei...
EliasReis

Nenhum comentário: