QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

quinta-feira, 30 de junho de 2011

PRB, ESSE É 10...

.
.
.
.
.
.
.
.

PRB VISITA GORVENADORIA

Quinta, 30/06/2011

O Deputado Federal e Presidente estadual do PRB Márcio Marinho esteve reunido esta semana com o Governador Jaques Wagner na companhia da bancada do Partido Republicano Brasileiro na Assembleia Legislativa. Na pauta da audiência, o atual quadro político na Bahia e a participação do partido nas próximas eleições. “O Partido Republicano Brasileiro - PRB busca se fortalecer e, para isso, é imprescindível que elejamos prefeitos e vereadores no pleito eleitoral do ano que vem”, argumentou José de Arimatéia. Na capital baiana o partido já definiu o nome de seu candidato (Márcio Marinho), em Ilhéus (Ruy Carvalho), continua porém em aberto qual será o representante do PRB no pleito de Feira de Santana, Itabuna, dentre outras. “Salvador, Feira, Ilhéus, Itabuna, são cidades importantes para o Estado e, portanto, bastantes visadas eleitoralmente. Mas não descuidaremos dos municípios outros do interior, onde vamos trabalhar para eleger vereadores”, finalizou o Presidente Márcio Marinho.

Unidos

ACABOU O PULA-PULA...

Senado cria punição para político que criar novo partido e embaraça vida de Kassab e Marina

Quinta, 30/06/2011

O Senado aprovou ontem uma proposta que ameaça com perda de mandato os políticos que deixarem seus partidos para participar da fundação de outra sigla. Batizada de “emenda Kassab”, a mudança elimina a principal brecha nas regras de fidelidade partidária instituídas pela Justiça Eleitoral.
A proposta ainda precisa ser aprovada na Câmara para virar lei. Se isso acontecer, a desfiliação para criar uma nova legenda passará a ser considerada “justa causa” para a perda de mandato. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e a ex-senadora Marina Silva devem ser os maiores prejudicados.
Eles tentam convencer aliados a abandonar o DEM e o PV, respectivamente, para acompanhá-los na criação de novos partidos. O texto também ameaça os mandatos de políticos que deixarem suas legendas durante processo de fusão, que afrontem o programa partidário ou que cometam “grave discriminação pessoal”.
A mudança foi sugerida pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO), cujo partido tenta estancar a debandada promovida por Kassab. Ontem, a Comissão de Constituição de Justiça do Senado também aprovou o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais. A mudança ainda precisa ser votada em plenário.
A comissão ainda aprovou a realização de um referendo sobre a reforma política, no qual os eleitores seriam convocados a escolher entre votar diretamente nos candidatos ou em listas formuladas pelas direções dos partidos. 

Folha

ESSA PONTE É NA CHINA!!!

Quinta, 30/06/2011- Editor:

Ponte sobre o mar, a mais longa do mundo, com mais de 36 km de extensão.
AQUI NA NOSSA TERRA, SÃO JORGE DOS ILHÉUS, VAMOS CONTINUAR SONHANDO COM UMA SEGUNDA PONTE,  QUE DEVE SER VIRTUAL, POIS ATÉ AGORA NÃO APARECE NEM O PROJETO.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

HUMOR...

FRASE DO DIA.

LAMENTAR UMA DOR PASSADA, NO PRESENTE, É CRIAR OUTRA DOR E SOFRER NOVAMENTE.

(Willian Shakespeare)

TSE ATUANDO...

TSE cassa propaganda partidária do PR no 2º semestre.

Quarta, 29/06/2011

Por unanimidade, os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiram cassar na terça-feira (28) dois minutos e trinta segundos do tempo de propaganda partidária a que o PR teria direito no segundo semestre de 2011.
De acordo com a relatora do caso, ministra Nancy Andrighi, o partido teria desvirtuado o uso da propaganda partidária de 2010 para utilizar o tempo com fins eleitorais, fazendo ataques ao então governador do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Sérgio Cabral (PMDB).
As inserções já haviam sido suspensas em maio do ano passado por decisão liminar do ministro Aldir Passarinho Junior, então relator do caso. Na ocasião, ele atendeu o pedido do PMDB, que sustentou que o programa do PR "se distancia por completo da finalidade da propaganda partidária" prevista na lei 9096/95 --a Lei dos Partidos Políticos.
Isso porque, segundo a assessoria do TSE, as inserções teriam sido utilizadas para fazer propaganda eleitoral negativa do governado de Cabral, "além de tratar com aleivosias o governador e a primeira-dama do Estado".
Durante a sessão de ontem, a ministra Nancy Andrighi descreveu as inserções levadas ao ar pelo PR, todas com acusações ao governador do Rio. Ela ressaltou que a estratégia do partido acabou por atingir, de modo pessoal, a primeira dama do Estado e, dessa forma, "não é possível negar estreita conexão com o contexto eleitoral". 

Folha.com

Coleta de assinaturas para PSD é alvo de dois novos inquéritos

 DEM quer impugnar convenções do PSD

 

A coleta de assinaturas para a criação do PSD, partido do prefeito Gilberto Kassab, é alvo de dois novos inquéritos da Polícia Federal: um no Paraná e outro em Santa Catarina, onde foram encontradas mais assinaturas de eleitores mortos nas fichas de apoio à fundação da legenda.

Com a última descoberta, chega a sete o número de mortos que figuram nas listas de apoio ao PSD catarinense. No início deste mês, um primeiro inquérito foi aberto depois que o cartório eleitoral de São Lourenço do Oeste identificou cinco assinaturas falsificadas. 

Agora foi o cartório eleitoral de Ilhota que identificou duas assinaturas de pessoas que já morreram, e a Justiça pediu nova investigação.

No Paraná, o cartório de Catanduvas encontrou assinaturas de cinco eleitores analfabetos nas listas de apoio ao PSD. Elas estão entre as 235 que não tiveram a autenticidade atestada das 366 que foram analisadas.

A maior parte das assinaturas descartadas foram desconsideradas por não conferir com as originais ou por erros no número do título de eleitor.
genda.  
 
Folha.com 
 

terça-feira, 28 de junho de 2011

ILHÉUS, E SEUS 477 ANOS...

NÃO VAMOS DEIXAR QUE ILHÉUS SOFRA +

TENHO “10”  MOTIVOS PARA ISSO, 

O PRIMEIRO É:

                   TE  AMO  ILHÉUS!!! 

PARABÉNS PELOS SEUS 477º ANOS...


                          Dr. Ruy Carvalho

PRB_10, É POSSÍVEL FAZER DIFERENTE...

 

MENSAGEM DO PRB_10 NOS 477 ANOS DE ILHÉUS

NOTA PÚBLICA 002/2011


PRB_10, É POSSÍVEL FAZER A DIFERENÇA... II

“Temos que olhar para como estamos, somos e decidirmos realmente o que queremos e desejamos ser”.
2012 é um ano eleitoral, período de constantes articulações políticas, de perspectivas de ampliação de poder das forças políticas partidárias, já valendo inclusive a FICHA LIMPA, instrumento criado para punir políticos inescrupulosos.
Vamos priorizar, debater grandes questões que envolvem o Município, visando a sua reconstrução político-administrativa e o bem comum; infra-estrutura, meio-ambiente, transporte, segurança, educação, saúde, uma reforma no plano diretor que possa resolver o trânsito caótico (mobilidade urbana), além claro, do início da construção de uma nova e tão sonhada ponte ligando o centro da cidade à zona sul, compromisso firmado e anunciado pelo Governador do Estado Jaques Wagner. Um órgão de planejamento independente do poder executivo, com participação dos setores importantes da sociedade civil, dos empresários, de grupos sociais (Associações, sindicatos, etc), das Faculdades, da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC, como órgão  cérebro do Município, sem dúvidas  uma iniciativa inovadora numa mudança institucional e de mentalidade. Estaria criado um novo instrumento, um mecanismo capaz de estabelecer metas, objetivo e prioridades a curto, médio e longo prazo, dando rumo, organicidade administrativo funcional ao Município de Ilhéus, já pensando inclusive na implantação do complexo intermodal (porto, aeroporto e estrada de ferro), que por certo proporcionará o tão almejado desenvolvimento sustentável, baseado no tripé próprio: ambientalmente correto, socialmente justo e econômicamente viável.
O PRB_10 de Ilhéus acredita no republicanismo brasileiro como alternativa política partidária, com governo das leis e não de homens, onde a submissão ás leis arbitrárias, previamente discutidas e acordadas, na busca pelo bem comum que se realiza por meio da participação política, que por sua vez é pressuposto da concretização da liberdade, como condições necessárias. Infelizmente, as nossas matrizes políticas foram criadas por conveniências, e não guiadas por um ideário, daí, estarmos ouvindo assistindo constantes desentendimentos, conflitos em ambientes políticos partidários, troca de farpas entre antigos aliados e hoje desafetos, que sentavam-se à mesa para firmarem “acordos” acompanhados de saborosos pratos de nossa culinária ( feijoada, caruru, etc.) lamentável! Lastimáveis homens públicos, prova de puro egocentrismo político.
Para realizarmos a verdadeira reconstrução política é preciso educar afim de evitarmos a intolerância e o radicalismo.
Mais uma vez queremos lembrar, chamar a atenção, para que, na próxima eleição (2012), não cometamos o erro de achar o salvador da Cidade. Basta de achismo  de gestões confusas, desastrosas, temerárias, de pseudos políticos, de profissionais da políticas, que se sentem amparados, protegidos e livres de possíveis punições.
“As pessoas são responsáveis e inocentes em relação ao que acontece com elas, sendo inclusive autoras de boas parte de suas escolhas e omissões.”
O PRB_10 acredita que a política começa a valer a pena quando há políticos com consciências coerentes e partidos, células programáticas da democracia com princípios.

Saudações Republicanas,

Sebastião VIVAS                                  Nilton Pereira
Pres. PRB_10                                      Sec. Executivo

Filie-se ao Partido Republicano Brasileiro-PRB_10, seja republicano, uma alternativa política partidária que Ilhéus, a Bahia e o Brasil precisa e espera.

CONTATOS:

73 8109-8950, 8827-4647 e 8806-3571

sábado, 25 de junho de 2011

BOA NOTÍCIA...

LOCALIZADA JOVEM QUE ESTAVA DESAPARECIDA

Desaparecida desde a última terça (21), A estudante Nágila Patrícia Santos Silva foi finalmente localizada. Ela entrou em contato com a família e passa bem.

pimenta

terça-feira, 21 de junho de 2011

MARCHA PARA JESUS...

CONSELHO MUNICIPAL DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Terça, 21/06/11

O Orçamento Participativo é uma experiência que valoriza a cidadania e permite a decisão e o controle da comunidade sobre os gastos públicos. O povo ilheense precisa deixar de ser mero coadjuvante na esfera política e passar a interferir diretamente na gestão do município e na definição de prioridades para os investimentos públicos. Isto será possível”. (DR. Ruy Carvalho, pré-candidato a prefeito em Ilhéus).

Dias atrás entrevistando e conversando com o amigo, Dr. Ruy Carvalho (PRB), pude perceber a idéia de transformação e envolvimento da sociedade, em um projeto para o futuro. Para Dr. Ruy Carvalho, desde 1988 o povo vêm tendo o direito de interferir na gestão pública, mas, infelizmente quase todos os governos que por aqui fincaram o pé, não permitiram tal liberdade de expressão e manifestação, agindo com pulsos de ferro e verdadeira ditadura, deixando de pensar no compromisso social, visando não os interesses da sociedade, mas, unicamente pessoal.
Uma administração pública séria e transparente precisa criar alternativas de discussão, aberta ao diálogo e responsabilidade na canalização correta do dinheiro arrecadado com os impostos.  Precisa criar uma Agenda bilateral, Poder Público X Sociedade. Não apenas uma prefeitura meramente cidadã de utopia, mas, uma relação de troca de experiência, de relações mutua e interesse coletivo por uma cidade mais justa e mais coerente com atos concretos. Na proposta de Dr. Ruy Carvalho, a vantagem do Orçamento Participativo é retirar do ambiente reservado dos gabinetes, onde sempre imperou o poder discricionário de prefeitos e secretários, o controle sobre a aplicação dos recursos públicos, ampliando o fórum de debates e trazendo à luz as decisões sobre prioridades a serem assumidas pelo governo. “Minha tarefa não terminará na hora da entrega da peça orçamentária para o Poder Legislativo apreciar e aprovar. Mas, muito, além disso. Reativaremos muitos dos conselhos inativos da cidade, a exemplo do Conselho do Idoso, totalmente desativado por falta de Políticas Públicas e falta de interesse dopoder local. Um absurdo! Criaremos o Conselho Municipal do Orçamento Participativo (CMOP), dando poderes à sociedade para opinar, sugerir e dá pistas para um governo eficiente e democrático, inclusive, com poderes para acompanhamento passo-a-passo dos contratos, convênios e principalmente, das licitações públicas”, afirma.
A idéia da criação do CMOP em Ilhéus é simplesmente maravilhosa e oportuna, porque a comunidade vai acompanhar e vai saber onde está sendo aplicado o dinheiro público. Além disso, esse processo serve para educar o cidadão, pois vai libertando a comunidade dos interesses particulares de secretários, como acontece hoje, quando muitos funcionam como despachantes de empreiteiras e prestadores de serviços, a exemplo do lixo.
Temos certeza que a idéia será colocada na prática e, para tanto, Dr. Ruy Carvalho já estuda a possibilidade, se for dá vontade do povo e de DEUS, já em novembro de 2012, realizará a 1ª Plenária Municipal de Diretrizes, com a participação de todos os seguimentos organizados da sociedade, onde definiram o tom das discussões e ações concretas a serem imprimidas no seu governo.
Para o analista político, Job Veríssimo, ações desta natureza busca agregar valores, criando oportunidades para uma gestão plena e consciente. “O Conselho do Orçamento e a transparência serão marcas indicativas da seriedade e do compromisso com o coletivo. Além do mais, eleva o senso de cidadania, reforça a auto-estima das pessoas, tornando-as agentes transformadoras”, afirma.
Elias Reis é articulista e, Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus

segunda-feira, 20 de junho de 2011

MAIS UM NO TREM DESGOVERNADO!!!


Magno Lavigne toma posse como secretário de Governo em Ilhéus
  
Segunda, 20/06/11


O Prefeito de Ilhéus, Newton Lima, deu posse ao novo secretário municipal de Governo e Ações Estratégicas, Magno Lavigne. A posse foi realizada na manhã desta segunda-feira (20) durante encontro dos secretários municipais com o prefeito Newton Lima, em seu gabinete, no Palácio Paranaguá. Magno assume o cargo antes ocupado pelo vereador Alcides Kruschewsky, que retorna ao mandato na Câmara de Vereadores. Coordenador-geral da campanha política que culminou com a vitória de Newton Lima a prefeito de Ilhéus, Magno Lavigne ocupou o cargo de assessor especial da mesma pasta, entre o fim de 2007 e o início de 2009.
Ao dar boas vindas ao secretário Magno Lavigne, o prefeito de Ilhéus destacou a participação de Magno na campanha eleitoral em 2008, como importante articulador político. Já como secretário nomeado, Magno Lavigne ressaltou que o momento é de união. “O governo Newton Lima possui todas as características de um governo vencedor, que vem contribuindo com importantes obras, com articulações políticas favoráveis aos interesses da população e por manter uma ótima relação com os governos estadual e federal, possibilitando a captação de mais recursos para novos projetos”. 

JBO

OS ALOPRADOS FAZEM ESCOLA...

A IRRITAÇÃO DE NEWTON LIMA

Segunda, 20/06/2011 ma

Fonte do Palácio Paranaguá informa que o prefeito ilheense, Newton Lima, ficou irritadíssimo com a história do plágio cometido por um advogado da Procuradoria-Geral do Município. No caso, a cópia ocorreu na elaboração do parecer que favoreceu a empresa S&R Concursos e Pesquisa.
O problema é que Newton não ficou chateado com o plágio, mas sim com a sua divulgação pelo site Jornal Bahia Online.
Enquanto o mal-feito permaneceu “nas intoca”, sem problema…

pimenta

domingo, 19 de junho de 2011

NA TRIBUNA...

Domingo, 19/06/2011
Puxão de orelhas
Ainda durante a reunião um forte secretário municipal levou um tremendo puxão de orelhas. Comenta-se que o secretário teria voltado a importunar o prefeito com suas rotineiras queixas, o que teria deixado Newton Lima bastante chateado. O forte secretário acabou levando o maior esbregue do prefeito. O pior foi que colegas dele tiveram que se controlar nas cadeiras para não se urinar de tanto rir.

Mais um aviso
Essa história das multas aplicadas na cidade, principalmente por conta dos famigerados “pardais”, já apelidados de caça-níqueis, poderá dar muitos panos para mangas e trazer sérios prejuízos para a Prefeitura. A Defensoria Pública já entrou com uma ação civil pública em desfavor do Município de Ilhéus requerendo as cópias do processo de licitação das instalações dos semáforos e fotossensores instalados em alguns locais da cidade dentre outras irregularidades.

Vai devolver?
E tem mais: A Defensoria Pública requereu o cancelamento e suspensão de todas as multas aplicadas ilegalmente pelo município, devolução do pagamento indevido pelos motoristas em face das “multas” com juros e correção monetária e retirada de pontos na carteira, além de outras providências pertinentes e urgentes à questão. Pelo jeito o bicho vai pegar e além dos prejuízos políticos o município ainda poderá arcar com prejuízos financeiros.

Vem bomba!
O radialista Vila Nova divulgou esta semana uma grande bomba envolvendo carros alugados da Prefeitura. Informou o comunicador que placas estão sendo retiradas de um veículo e colocadas em outro. O comunicador disse que possui as provas dos indícios de irregularidades e promete postar todas em seu site. Como se trata de uma denuncia envolvendo veículos locados com recursos públicos, cabe ao responsável pela pasta os devidos esclarecimentos. Pelo menos é o que se espera.

Dança dos partidos
A eleição se aproxima e vem ai as mudanças de partidos. Muita gente já está de malas prontas para abandonar as siglas e aportar em novos partidos. Um deles é o vice-prefeito Mário Alexandre, que deve ir mesmo para o recém-criado PSD, levando com ele o vereador Tarcísio. A dupla Dinho Gás e Bel do Vilela, ambos eleitos pelo PSDC, também devem deixar a sigla. O destino ainda não foi definido mas eles avaliam que, se continuarem na legenda, dificilmente seriam reeleitos.

Que graça!
Parece mesmo coisa de quem não tem mais o que fazer. Integrantes da Comissão de Direitos Humanos e do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) estiveram em Ilhéus na semana passada para realizar diligência e averiguar a situação de conflito e desrespeito aos direitos humanos do povo indígena Pataxó Hã Hã Hãe e Tupinambá. Nada mal. Só esqueceram de avisar a estas comissões que os trabalhadores e agricultores vítimas das invasões por parte dos supostos índios também são humanos e têm direitos.

O povo sabe!
Talvez os membros da Comissão de Direitos Humanos não saibam o que está acontecendo aqui no Sul da Bahia por conta dessas invasões feitas pelos supostos índios, mas o povo da região sabe muito bem quem está com a razão. Numa enquête feita pelo site Jornal Bahia On-line a maioria dos internautas acham que os pequenos produtores têm registro de suas terras e portanto merecem ficar com a área. Mas se os membros da Comissão de Direitos Humanos estão com peninha, que tal levar os índios sem teto para morar com eles. Tinha gente que ia gostar.

Tá feio
A cada dia a situação do concurso público para o preenchimento de vagas na Prefeitura de Ilhéus, feito pela empresa S&R Concursos e Pesquisas, fica pior e não haverá outra alternativa a não ser cancelar a seleção. Não fossem as muitas denúncias feitas pelos candidatos, coisas de arrepiar os cabelos, agora há também a acusação feita pelos segmentos do Governo Municipal de que a empresa deu o calote e não repassou o dinheiro para a Prefeitura. Para uma saída honrosa, caberia o município se antecipar à decisão da justiça e cancelar o concurso.

Lá vem processos
E não tenha dúvidas que essa novela do concurso, na forma como aí está, não vai acabar nada bem. A Câmara de Vereadores já se manifestou e vai pedir a anulação do concurso. Os inscritos na seleção também já estão se organizando e vão querer anular o concurso. Resta saber quem é que vai ficar no prejuízo. Até agora, dois foram presos vendendo o primeiro gabarito, um foi preso vendendo um segundo gabarito falso e o dono da empresa está sendo acusado de sumir com parte do dinheiro. Mas a novela ainda promete muitos capítulos. E podem até aparecer novos vilões.

Está confirmado
O vereador e atual secretário de governo, Alcides Krushewsky, deixará o cargo nesta terça-feira, dia 15, para retornar à Câmara Municipal deste mês. Para a sua pasta está confirmado o nome do sindicalista Magno Lavigne, que já passou pelo governo e saiu falando sapos e lagartos. Magno retorna em uma articulação de Alcides que, a partir de agora, irá trabalhar o fortalecimento do seu nome para prefeito em 2012. Alcides deixa o governo e volta para Câmara com o objetivo de coordenar a base de sustentação de Newton.

Quer se aparecer?
Parece que a turma do atraso andou aprontando mais uma das suas e estava torcendo para que o hipermercado G Barbosa fosse mesmo para Itabuna, ao invés de ficar em Ilhéus. Mas deram mais uma vez com os burros n’água. O hipermercado ficará em Ilhéus, para tristeza de um grupelho que só quer ver a cidade afundar. A empresa não só confirmou a construção, como estuda a possibilidade de um acesso através do bairro da Sapetinga. Pelo jeito o pessoal vai ter que inventar um novo boato, ou então arranjar outra coisa para se aparecer.  Parece que colocar melancias no pescoço ou lançar boatos mentirosos já não está dando mais resultado.

PROGRAMAÇÃO DIA DA CIDADE - 28 DE JUNHO

Domingo, 19/06/2011

sábado, 18 de junho de 2011

E O PORTO DO MALHADO... ?

Situação do Porto do Malhado foi debatida na Câmara PDF Imprimir E-mail
Sábado, 18/06/2011
.
A Câmara Municipal de Ilhéus realizou ontem (16), uma Audiência Pública para discutir os problemas enfrentados pelo Porto do Malhado. Geraldo Assunção Lima do Sacramento (Presidente do Sindicato dos Estivadores de Ilhéus), Cristiano Amaral (Presidente do Sindicato dos Portuários de Ilhéus), Gildásio Campos (Presidente do Sindicato dos Conferentes de Ilhéus) e Ivan Jorge Araújo (Presidente do Sindicato dos Vigias Portuários de Ilhéus) foram algumas das autoridades portuárias que marcaram presença e expuseram algumas alternativas para a situação.  
  A caótica situação em que se encontra o Porto do Malhado já foi alertada aos governos municipal, estadual e federal através de vários ofícios. Os problemas vão desde equipamentos velhos, sucateados e sem manutenção até projetos na área de dragagem que não foram realizados. “A Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA) não da nenhuma importância ao Porto da nossa cidade”, relatou um representante de sindicato.
     Para Luís Cláudio, o Lú, presidente do SINSEPI, se não for tomada nenhuma providência em curto prazo o Porto do Malhado vai se acabar. “Cada dia aparece um problema diferente e a máquina portuária vai se deteriorando, Ilhéus está no caminho de perder um mecanismo de entrada de receita no município”, relatou o sindicalista.
  .
     Também estiveram na Audiência Pública representando o Poder Legislativo os vereadores Jailson Nascimentos (PMN), Alzimário Belmonte (PP), Marcos Flávio (PPS), Reynaldo Oliveira (PPS) e Tarcísio Paixão (PMN), representando o COESO (Comitê de Entidades em Defesa de Ilhéus e Regiões da Bahia), o também Estivador Aldircemiro Duarte, o especialista em Desenvolvimento Sustentável Sebastião Vivas, ambos Coordenadores do Coeso, dentre outros participantes.
.
Por fim, o presidente do legislativo ilheense, vereador Edivaldo Nascimento “Dinho Gás”, fez questão de colocar a Câmara Municipal de Ilhéus a disposição dos trabalhadores portuários para que em breve sejam realizadas mais debates com o intuito de melhorar cada vez mais a situação do Porto do Malhado. 
.
Agravo

JUNHO, SÃO JOÃO, AÍ VEM BOMBAS...

GRATIDÃO - A MÃE DE TODAS AS VIRTUDES.

Sábado, 18/06/2011
 .
Augusto Macedo, ex-Secretário de Assistência Social da Prefeitura de Ilhéus foi literalmente abandonado na beira da estrada, pelo grupo político da Deputada Ângela Sousa e seu filho o Vice-prefeito Mário Alexandre.

Sarrafo

02 DE JULHO, MARCHEMOS PARA JESUS...

MARCHA PARA JESUS ACONTECE NO DIA 2 DE JULHO

Com o tema “Família, meu maior patrimônio” a Associação de Ministros Evangélicos de Ilhéus (Amei) realiza no próximo dia 2 de julho a quarta edição da Marcha para Jesus.

Considerada uma grande manifestação de fé que integra vários segmentos evangélicos, o evento começará às 14h, em frente ao Centro de Convenções, na Avenida Soares Lopes.

A Marcha para Jesus será animada por atrações regionais, como Tuca e banda e o Ministério de Adoração Jet Semani, além de músicos de renome nacional, como o cantor Fernando Fé.

 Gusmão

sexta-feira, 17 de junho de 2011

CAMINHANDO, ANDANDO...

Sexta, 17/06/2011- Editor:


Dr. Ruy Carvalho PRB_10, pré-candidato a Prefeito de Ilhéus nas eleições de 2012, visitou recentemente as comunidades de Lagoa Encantada e Juerana, em contato com as lideranças  daquelas localidades, recebeu manifestação de carinho e apoio.
No dia 10/06 no Arraiá do Outeiro de São Sebastião, promovido pela Associação dos Moradores com as participações das Bandas TOPGAN E FORROMANCE, Dr. Ruy que também é morador do bairro, participou  do forró com as famílias do Outeiro, num  ambiente de paz e harmonia, onde não faltaram manifestações de carinho que emocionaram Dr. Ruy, que feliz confraternizava com toda a população do alto.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

CONSELHO SAÚDE ILHÉUS, É PRÁ VALER... ?

Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus elegeu e empossou a nova diretoria PDF Imprimir E-mail

Quinta, 16/06/2011
jpg/conselhodesaude.jpg

Durante assembleia realizada na noite de terça-feira, dia 14, no auditório da Fundação Nacional de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus elegeu e empossou nova diretoria para o biênio 2011-2013. O técnico de enfermagem Yolando de Souza, representante da 6ª Dires, é o novo presidente do colegiado, tendo como vice Ivo Evangelista dos Santos, do Centro de Ação Comunitária, como secretário, Antonio Eduardo Neves da Silva, da Associação dos Agentes de Saúde de Ilhéus(AASI), e tesoureiro, Joaques Santos Silva, União dos Negros Pela Igualdade de Ilhéus. 
 A eleição ocorreu em clima de tranqüilidade, conduzida pela representante da Secretaria de Saúde, Simone Soares, e pela presidente da APPI (Associação Profissional dos Professores de Ilhéus), Enilda Mendonça. A chapa adversária foi composta pelos representantes da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Ilhéus, Eurípides Oliveira Neto (presidente), do SINDLAB (Sindicato dos Laboratórios Clínicos e Patológicos da Bahia - Delegacia Sul Bahia), Mario Augusto Santana dos Anjos (vice), da Pastoral da Saúde, Ana Maria Soares dos Santos (secretária), e da Associação Desportiva e Comunitária do Bairro da Esperança, Moises Vasconcelos dos Santos (tesoureiro). 

Agravo

terça-feira, 14 de junho de 2011

ENQUANTO ISSO EM ILHEUSUS...

CÂMARA CONFIRMA 21 VEREADORES EM ITABUNA




Câmara de Itabuna terá mais oito vereadores a partir de 2013 (Foto Duda Lessa).
Os vereadores itabunenses votaram no limite para que o legislativo municipal pule de 13 para 21 cadeiras a partir de 2013. A ampliação do número de vereadores já era prevista desde 2009, quando o Congresso Nacional discutiu a emenda constitucional que ampliou em mais de 7 mil o número de edis no país.
A votação que estipulou o número de representantes no legislativo itabunense a partir de 2013 ocorreu nesta terça (14). O eleitor vai às urnas em 2012 para escolher 21 e não mais 13 vereadores.
Traduzindo para a linguagem do cais, teremos mais oito “come-e-dorme” em 2013.

Pimenta

COESO EM AÇÃO...

PREMIAÇÃO LITERÁRIA

.
Realizou-se hoje, às 9 horas, no auditório do Instituto Municipal de Educação, centro de Ilhéus, a premiação do concurso literário com foco no desenvolvimento sustentável. A competição foi uma iniciativa do Comitê de Entidades Sociais em Defesa dos Interesses de Ilhéus e Região (Coeso), que contou com o apoio da Secretaria Municipal da Educação e da empresa Bamin.
Uma comissão de educadores analisou trabalhos nas categorias redação, frases e desenhos, sendo que os três primeiros colocados em cada uma delas recebeu o prêmio do concurso. O evento faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente.
O ator ilheense Fábio Lago, que também estimulou a iniciativa, esteve presente na cerimônia de premiação.

Pimenta

segunda-feira, 13 de junho de 2011

AVIANCA BRASIL EM ILHÉUS...

Nova empresa aérea vai operar em Ilhéus

Segunda, 13/06/2011


Ilhéus vai ganhar vôos de uma nova empresa área. Trata-se da Avianca Brasil, que a partir de julho começa a operar na cidade. A empresa anunciou que investirá US$ 1,5 bilhão até 2016 e que parte desses recursos já foi investida na compra de 15 aviões Airbus A318. Há três semanas um desses aviões foi adicionado à frota e esta semana foi entregue o segundo. Até agosto, outros três serão entregues.
Segundo o presidente da empresa no Brasil, José Efromovich, a Avianca encerra o ano com uma frota de 22 aviões, sendo 14 Fokker 100, três Airbus A319 e cinco Airbus A318. “Esperamos encerar o ano com um crescimento de 38% na demanda de passageiros”, disse Efromovich. Segundo o executivo, essa perspectiva é conservadora. Ele anunciou também que até 1º de julho a empresa passara a oferecer vôos para três novos destinos: Ilhéus, João Pessoa e Natal.
Dados mais recentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apontam que no primeiro quadrimestre deste ano a demanda no mercado aéreo doméstico brasileiro cresceu 20,22% em relação ao mesmo período de 2010. Já nos voos internacionais operados por empresas brasileiras a alta foi de 21,28%. Pelos dados de abril, o grupo TAM (formado pela TAM e Pantanal) mantém a liderança no mercado doméstico, com 44,52% de participação, seguido pela Gol/Varig, com 36,47%.As demais empresas do setor aéreo brasileiro ampliaram sua participação de 16,87% em abril de 2010 para 19,01% no mesmo mês deste ano – a Azul tem 7,47%, a Webjet, 5,19%, a Trip, 2,66%, e a Avianca possui 2,60%. Nas rotas internacionais operadas por empresas brasileiras, a TAM ampliou a liderança no setor e responde agora por 89,06% do mercado. A Gol/Varig possui 9,98% e a Avianca, 0,95%. De acordo com informações da Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata), o Brasil, ao lado da Índia, foi o mercado que mais cresceu em abril no mercado doméstico.

a tribuna

domingo, 12 de junho de 2011

CASA MAL ASSOMBRADA...

MINISTRA PAGOU ADVOGADO COM VERBA DO GABINETE

 Domingo, 12/06/2011


Nos pouco mais de quatro meses em que atuou como senadora, Gleisi Hoffmann (PT-PR) destinou parte de sua verba de custeio de mandato para o escritório que a representa eleitoralmente e que prestou serviços de advocacia nas suas campanhas ao Senado, em 2010, e à Prefeitura de Curitiba, em 2008.
Os R$ 15 mil pagos ao Escritório Guilherme Gonçalves & Advogados Associados – R$ 7,5 mil em março e R$ 7,5 mil em abril- se deram na rubrica que cobre “contratação de consultorias, assessorias, pesquisas, trabalhos técnicos e outros serviços de apoio ao exercício do mandato parlamentar”.
O valor representa nesses dois meses a metade do que cada senador têm direito na chamada “verba indenizatória”, que repõe gastos com aluguel de escritório nos estados, alimentação, hospedagem e contratação de trabalhos técnicos. A atuação eleitoral do escritório para a petista se dá no Paraná e em Brasília.
No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a banca figura como representante de Gleisi nos seis recursos em tramitação, relativos às duas eleições. Tanto o gabinete de Gleisi quanto o advogado Guilherme de Salles Gonçalves, sócio-majoritário do escritório, negam que a contratação da consultoria tenha se dado em decorrência dos serviços eleitorais prestados.
Eles afirmam que o escritório auxiliou Gleisi exclusivamente na área legislativa, em preparação e discussão de projetos que ela apresentou ou estudava apresentar no Senado, como a limitação de gastos do funcionalismo público e a discussão sobre a reforma política. (Com informações do jornal Folha de S. Paulo).

VISANDO A SEGURANÇA...

CONTRAN PROÍBE INSTALAÇÃO DE FARÓIS XÊNON 

Domingo, 12/06/2011


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proibiu a instalação em automóveis de faróis de xênon (que utilizam gás xenônio) em todo o país.
A resolução visa aumentar a segurança dos condutores, já que a potência das lâmpadas de xênon é três vezes superior a dos faróis normais, podendo ofuscar a visão dos motoristas que trafegam em sentido contrário.
O texto prevê que será possível colocar os faróis de xênon apenas em substituição aos mesmos equipamentos, quando os veículos já previrem esses modelos em seus projetos originais.
Agora, proprietários de veículos que já têm o CSV poderão continuar com os faróis de xênon “até a data de seu sucateamento”. Quando for substituí-los será obrigatório o uso dos modelos comuns.
Adaptações irregulares nos veículos resultam em multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira habilitação. (Agência Brasil).

ONDE ESTÃO OS OUTROS FANTASMAS???

Domingo, 12/06/2011


CASA DE MÃE JOANA...

Prefeitura de Ilhéus paga salários a fantasmas
que desde que foram nomeados para os cargos mas não comparecem ao local de trabalho. De acordo com dados do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Ilhéus é um das localidades baianas com mais de 150 mil habitantes que menos gastam com a folha de pagamento de funcionários contratados sem concurso público. decreto
      Mas o município poderia economizar pelo menos R$ 240 mil por ano se não pagasse salários para contratados que nunca aparecem para trabalhar.
      Pelo menos 10 pessoas em secretarias como de Governo, Administração e Assistência Social são suspeitos de receber salários sem fazer esforço. Há caso em que o contracheque é enviado por um amigo.
      Na lista dos beneficiados estão dois nomeados pelo prefeito Newton Lima no dia 1º de maio deste ano. Um deles é André Santana Costa que, segundo o Diário Oficial Eletrônico, ocupa o cargo de “gerente de comunicação social da prefeitura”.
      Com salário de R$ 1.365, o jovem passa a maior parte do dia distribuindo exemplares de um jornal diário de Ilhéus. Na outra parte do dia André Santana trabalha em uma gráfica do mesmo jornal.
      De terça a sábado, sempre pela manhã, ele cuida da distribuição do jornal em Itabuna, como a reportagem de A Região confirmou. Em pelo menos quatro telefonemas, uma funcionária do jornal informou que o rapaz estava na cidade vizinha.
      O “gerente de comunicação” não tem a mínima ideia de como funciona a estrutura de uma Assessoria de Comunicação. Ele nunca fez texto, como pode ser comprovado no material oficial distribuído pela prefeitura. Outro que não sabe qual é a sua função é Jackson Figueiredo de Freitas.
      Turista
      De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Newton Lima, o contratado exerce o cargo de coordenador de gabinete da Secretária de Governo. Nomeado com o símbolo CC-III, Freitas leva para casa o salário mensal de exatos R$ 1.790.
      Na secretaria, o “funcionário” é considerado um turista, que não aparece nem para pegar o contracheque. Ele recebe o documento em casa. “Na mesma secretaria, há outros casos de pessoas que recebem os salários sem trabalhar”, conta uma funcionária que preferiu não se identificar.
      A reportagem tentou, através de telefone, falar com os secretários sobre a situação dos dois funcionários, mas não conseguiu contato.
      De acordo com os dados enviados para o Sistema de Acompanhamento de Gestão de Pessoal do TCM, em janeiro deste ano a Prefeitura de Ilhéus gastou R$ 133.384,37 com a folha de pagamento dos contratados. O valor é 10 vezes menor que o gasto pela Prefeitura de Itabuna.
      No primeiro mês deste ano Itabuna gastou R$ 1.026.673,62 com os 448 contratados, muitos dos quais não comparecem para trabalhar mas recebem o salário pago com o dinheiro do contribuinte.

a região

sexta-feira, 10 de junho de 2011

FIM DE SEMANA, SORRIA...

EXPLORAÇÃO???

Justiça proíbe uso de soldado em ‘serviço doméstico’

Sexta, 10/06/2011 

A Justiça Federal proibiu as Forças Armadas de destacar soldados subalternos para executar serviços domésticos nas residências de oficiais.
Fixou um prazo de 90 dias para a extinção prática. O cumprimento da ordem terá de ser demonstrado no processo. Sob pena de fixação de multa diária.
Estima-se que, hoje, mais de 600 militares realizam serviços domésticos nas casas de oficiais. O desvio de função custa à Viúva mais de R$ 1 milhão por mês.
Deve-se a proibição à juíza Maria Simone Barbisan Fortes, titular da 3ª Vara Federal de Santa Maria (RS). A liminar vale para todo o território nacional.
A magistrada atendeu a solicitação feita em ação civil protocolada pelos Ministérios Público Militar e Federal no final do ano passado.
Assinam a ação dois promotores da Justiça Militar –Soel Arpini e Jorge Cesar de Assis— e um procurador da República— Rafael Brum Miron.
Eles sustentam que o desvio de soldados para a realização de trabalhos domésticos constitui improbidade administrativa.
Argumentam, de resto, que os soldados são submetidos a humilhações. Recebem ordens das mulheres dos oficiais.
Herança da ditadura militar, o trabalho doméstico de soldados sobrevive sem questionamentos.
É regulado em portarias internas. No Exército, a portaria leva o número 585/88. Na Aeronáutica, C-14/GC-6/98.
Portaria Ministerial 585/88 (Exército) e a Portaria C-14/GC-6/98 (Aeronáutica), que autorizavam essa prática. 
 
O procurador Rafael Brum, um dos autores da ação, espanta-se com a naturalidade com que a anomalia vem sendo tratada:
"Imagine se direito igual fosse conferido a outros cargos relevantíssimos como juízes, prefeitos, deputados…”
“…Seria um escândalo. Nas Forças Armadas ninguém faz qualquer oposição".

Josias de Souza 

ESSE TIME TEM DEFESA???

ABERTA A LARGADA PARA DEFESA DO MENSALÃO
Sexta, 10/06/2011
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, encerrou a fase instrutória da ação penal do mensalão e abriu prazo para acusação e defesa apresentarem as alegações finais no processo. A Procuradoria-Geral da República terá 30 dias, contados dessa quarta-feira (8), para apresentar argumentações. Em seguida, os 38 réus no processo devem apresentar suas alegações finais com o mesmo prazo. “Entendo que a concessão de 30 dias para que as partes, sucessivamente, apresentem suas alegações finais, mostra-se razoável e proporcional à complexidade do processo, que apresenta elevado número de réus, inúmeros fatos a eles imputados e grande volume de provas”, pondera o ministro no despacho. Na fase final, Barbosa prepara o seu voto e solicita data para julgamento da ação em Plenário. Aceita em 2007, a denúncia do mensalão acusa 38 pessoas, entre políticos, lobistas e empresários, de envolvimento em esquema de financiamento de parlamentares do PT e da base aliada em troca de apoio político ao governo.

Bahianotícias

E AÍ SENHOR DO BOMFIM!!!???

GEDDEL CONVIDA MÁRIO KERTÉSZ PARA SER PREFEITO
Sexta, 10/06/2011

O radialista e ex-prefeito Mário Kertész é o nome preferido do vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica, Geddel Vieira Lima, para ser o candidato a prefeito de Salvador pelo PMDB em 2012. O convite para a disputa aconteceu durante uma entrevista concedida por Geddel à Rádio Metrópole. “Já vi pelo seu olhar que você não quer, mas acho que se você abrisse um pouco o seu coração, deixasse esse coração mandar e analisasse um pouco Salvador, sua experiência, deixaria encarnar essa grande figura de líder político que você é. Se eu conseguisse junto com outras forças lhe convencer, já teria meu papel para as eleições de Salvador absolutamente completo. Sei das dificuldades desse projeto, mas gosto de missões difíceis”, disse Geddel. Mário esquivou-se e disse que não era o momento nem local para falar no assunto. Em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia, o presidente do PMDB, o deputado federal Lúcio Vieira Lima, confirmou o convite. “É um grande quadro, competente, e se viesse era muito bom para enriquecer o debate das eleições. Ele poderia contribuir muito”, ressaltou.

Bahianotícias

terça-feira, 7 de junho de 2011

USANDO A VIÚVA...

 
Clone de Palocci baiano ou suco de “laranja-lima”?

 
Terça, 07/06/2011


"Laranja Lima" é bastante usada numa cidade do sul da Bahia

A mídia nacional, tem destacado como o meio político na esfera federal está polvorosa com a descoberta da multiplicação por 20 do patrimônio particular do ministro da Casa Civil Palocci em apenas um ano. Como não poderia deixar de ser, aqui também foi identificado caso semelhante de “milagre da multiplicação” de patrimônio pessoal e enriquecimento relâmpago de um integrante do governo municipal, que pelos números envolvidos debocham da justiça, e escarnecem a sociedade.
Batendo um papo com um amigo que trabalha na área de vendas de imóveis, ele me confidenciou que  um secretário de uma cidade do sul da Bahia pagou 1 milhão e 400 mil reais em apartamentos nesse município.
É, tive de engolir mais essa, e agora me pergunto? Como pode um secretário que ganha menos de 7 mil, estar envolvido em transações financeiras milionárias na aquisição de bens pessoais desta ordem. Sabendo-se de antemão que o mesmo não acertou na loteria, não recebeu herança milionária também, e que ainda se sabe que esse mesmo secretário, até há pouco tempo atrás estava devendo até as cuecas.
É, tá difícil de digerir tudo isso, mas, é possível que o secretário municipal faça o que o próprio Palocci já esta fazendo, fale, e diga que há respostas para tudo, mesmo que não respondam nada. Enquanto nada acontece de fato, eu vou até a lanchonete do outro lado da rua tomar um suco de ”laranja-lima” pra ajudar na digestão do assunto. 

agravo

domingo, 5 de junho de 2011

JOGO DE EMPURRA...


Prejuízo da Prefeitura com a SR pode chegar a R$ 420 mil; empresa nega o débito

Domingo, 05/06/2011


Os problemas enfrentados pela empresa SR Concursos e Pesquisa Ltda não estão restritos aos candidatos que se inscreveram no polêmico e questionado concurso público na Prefeitura de Ilhéus. A própria prefeitura também surge como vítima da empresa.
Pelo edital apresentado no Pregão Presencial que resultou na vitória da SR, um dos itens que deveriam ser levados em conta para a definição do vencedor seria o valor das inscrições. Uma fonte palaciana revelou ao Jornal Bahia Online que consta uma cláusula no contrato onde define que parte da verba arrecadada seria repassada aos cofres públicos, tomando como parâmetro o valor do desconto estebelecido no contrato.
Pelos cálculos da fonte, considerando o valor médio de 40 reais cobrado pela empresa na taxa de inscrição e o número de inscritos - mais de 18 mil pessoas -, o concurso deve ter rendido algo em torno de 720 mil reais e, deste total, a Prefeitura ficaria com 60 por cento, mais de 420 mil reais. Mas até o momento a empresa, segundo a fonte, não teria repassado nenhum centavo.
O preocupante para os cofres públicos é que esta operação financeira deveria ter sido feita antes mesmo da realização das provas o que, de fato, não ocorreu. A fonte assegura que ao ser procurada recentemente, a empresa reagiu dizendo que não deve absolutamente nada ao governo de Ilhéus.
Por volta das 3 horas da tarde desta sexta, a reportagem do JBO ligou para a sede da SR, localizada no município de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. O reporter foi atendido pela secretária da empresa e esta disse que dificilmente o senhor Maurício (um dos sócios) retornaria nesta sexta-feira. 
Às 5 da tarde o diretor da empresa retornou a ligação. Na versão apresentada, nem ele deve nada à prefeitura nem a prefeitura deve nada a ele. Perguntado pelo repórter do JBO que dia e que valor ele havia depositado na conta da prefeitura a resposta foi enfática: "Não tenho que dar satisfação do meu dinheiro ao Bahia Online". De imeadito o repórter voltou a questionar: "Não é sobre o dinheiro do senhor. É sobre o dinheiro que, por contrato, pertence ao povo de Ilhéus". Ele respondeu: "Não falo mais sobre isso".
O Jornal Bahia Online apurou que na véspera do concurso, o secretário municipal de Fazenda, Jorge Bahia, chegou a alertar sobre o possível calote durante uma reunião de secretariado promovida pelo prefeito Newton Lima. Mas o governo, para evitar novos desgastes com outros adiamentos, resolveu manter a realização das provas confiando na idoneidade da empresa. Procurado para confirmar a denúncia, o secretário não atendeu a ligação telefônica do repórter do JBO.
"Desculpe, mas não tenho nada a declarar", disse esta tarde o secretário municipal de Administração, Antônio Bezerra. Segundo ele, a sua pasta tem a função de acompanhar apenas as ações do concurso na esfera administrativa. "Os problemas agora existentes são de responsabilidade da empresa. À Prefeitura cabe, após receber o resultado, homologar e convocar os aprovados", completou.