QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

terça-feira, 29 de março de 2011

ESSE É JOSÉ ALENCAR, ESSE É 10...

O senhor tem medo da morte?

Não, tenho medo da desonra...
.
-A BIOGRAFIA DE UM EXEMPLO: Homem, ser humano, Filho, Pai, Esposo, Empresário, Político, Republicano...

.
-CÂMARA SUSPENDE VOTAÇÃO: Com certeza, ele preferiria que votassem em dôbro...
 .
-“Foi uma grande honra ter convivido com ele”, afirmou Dilma Rousseff.
 .
-Jurado pelo câncer, Zé Alencar morreu cheio de vida...
 .
 "O Brasil perdeu um homem Público único". Não, não perdeu, ele fica para a eternidade...
.
-JOSÉ ALENCAR ESTÁ MORTO. Não, não está morto, não tem como se matar um "ESTADISTA"


PRB NACIONAL ESTÁ DE LUTO! 

VIM, VI e VENCI...

Editorial:
Não vou embora daqui
.
Terça, 29032011
.
Não tentem me convencer a sair desta cidade. Do que adianta trocar de lugar se não mudarmos a nossa forma de ver o mundo?
.
Por pior que ela possa estar – e em alguns aspectos está mesmo – prefiro a luta ao abandono.
.
Se o posto de saúde está ruim, que não me tire a dignidade de ter a receita de gritar por melhoria.
.
Se a educação vive um quadro negro, que não me tirem o direito de apagar deste quadro os desmandos daqueles que não vêem nas letras a solução para o povo.
.
É lamentável ver um cidadão (????) ocupar as páginas dos veículos de comunicação para dizer que está indo embora por que não está mais disposto a acreditar.
.
Me pergunto. E posso até estar equivocado. Não me cabe julgar. Mas será que, de fato, este homem deu mesmo o seu melhor para construir uma sociedade melhor?
.
Não, decididamente, não devemos fugir dos nossos sonhos...
.
Ante ao silêncio que alguns preferem, quero ser a voz que destoa, os braços que não se cruzam e os dedos que apontam erros.
.
E ter a humildade de, todos os dias, me olhar no espelho para saber onde tenho e posso melhorar.
.
Não me chamem para aplaudir aos que desistem nem experimentar o amargor daqueles que deixaram de produzir esperança.
.
Nem me olhem para admirar aqueles que comemoram a derrota.
.
Eu vou ficar aqui...
.
Não por que minhas raízes estão fincadas neste solo. Isso a gente até arranca.
.
Mas por que, aonde eu estiver, saberei lutar pelos meus ideais, aplaudir aos que tentam acertar e combater o combate dos meus sonhos.
.
Posso até perder a batalha...
.
Mas jamais me sentirei um derrotado pela guerra.
.
Para entender este desabafo, clique aqui.

Bahiaonline

domingo, 27 de março de 2011

EM BUSCA DE UM PORTO...

Ilhéus:
A realidade foge da ilusão petista

Domingo, 27/03/2011
.

Ontem ouvi atentamente o meu amigo Alisson Mendonça numa determinada rádio local, onde tentava vender a Idéia de que o Partido dos Trabalhadores- PT (Ilhéus), é o único partido com total legitimidade para buscar o que Ilhéus precisa para o desenvolvimento, por isso deverá lançar candidatura própria ao palácio Paranaguá. Peço Desculpas ao meu amigo Alisson Mendonça, ao qual tenho grande respeito, e confesso que é o único nome que despertaria meu primeiro voto no PT de Ilhéus.
.
O PT / Ilhéus não tem legitimidade, não tem força, não se respeita, e o pior, só tem discurso. Veja um exemplo claro de incompetência do PeTezinho de Ilhéus, a secretaria de saúde de nosso município. Posto fechados, salários atrasados, inchaço da folha de pagamento, além de varias irregularidades com o erário da saúde, que a policia federal vem investigando. Vou usar a frase mais dita pelo companheiro Lula, “Nunca se viu na historia” a saúde em Ilhéus situação tão caótica, como agora nas mãos do PT. Sem falar na falta de repasse para os prestadores de serviço, entres eles, o Hospital São José, única maternidade pública em nossa cidade, que estar para fechar as portas. Não adianta dizer que o debito da secretaria de saúde vem de antes, pois tudo antes funcionava “em parte” razoavelmente bem.
.
Ontem me dirigir à policlínica da Conquista, para ser atendido por um odontologista, e lá me deparei com uma situação que revolta qualquer cidadão, não tinha material para os dentistas e médicos atenderem a população.
.
O PT pediu ao prefeito para indicar cargos na saúde, alegando que não conseguia fazer a secretaria andar por que os cargos não eram indicação do partido. Indicaram na secretaria, finanças, setor de licitação, e outros cargos importantes para controlar administrativamente a secretaria de saúde. O prefeito Newton Lima deu todo o respaldo, e o que vemos é uma verdadeira desorganização, onde já se colocou dois secretários, e o caos ainda persiste em continuar. O PT, juntamente com o governo pediu ajuda da secretaria estadual de saúde, que mandou ambulâncias, reforçou o Samu, e mesmo assim o problema persiste.
.
O PT deve lança candidatura própria, e com certeza tentar fugir do passado e da atualidade da parceria com o governo Newton Lima. Qual o nome está apto para avalizar este governo – Dr. Ruy ou Nilton Cruz?
.
Tá comprovado pelo exemplo da secretaria de saúde que nenhum nome poderá usar o discurso de ligação com o governo federal e estadual para chegar ao palácio Paranaguá. Até pouco tempo atrás o vereador Alisson Mendonça pedia a cassação do prefeito Newton Lima, acusava o governo de desmandos. Alisson aprimorou o discurso de que o PT não poderia deixar de atender ao pedido de ajuda do governo municipal.
.
Hoje o combatido Alisson Mendonça é carta marcada do governo municipal, colega de vários secretários indiciados pela polícia federal por desvio do erário publico, e continua calado, continua parceiro do governo que ele tanto criticou. O que aconteceu com nosso vereador exemplo de combatividade no legislativo Ilheenses?
.
O PT no reflexo do grupo do deputado Josias Gomes, já ensaiou um rompimento com o governo municipal. Mas aqueles que tinham um discurso de sindicalistas se ajoelharam perante o poderio do governo municipal, e ainda assim planejam sair candidatos a prefeito pelo PT. No PT só tem uma vaga para prefeito, e ela não poderá ser ocupada por pessoas que não se respeitam politicamente. Resumindo, nenhum nome desses que estão com mandato em nossa cidade.

Agravo

É BRINCADEIRA...


EXCLUSIVO!
FÁBIO SOUTO CANDIDATO A PREFEITO DE ILHÉUS

Domingo, 27/03/2011
.
O deputado federal Fábio Souto (DEM), estuda a possibilidade de ser candidato a prefeito de Ilhéus em 2012. O DEM vislumbrou que Fábio tem chances reais de consolidar uma candidatura forte em Ilhéus.
.
Fábio tem uma grande ligação com o sul da Bahia, sendo que o seu domicilio eleitoral é Ilhéus. Em 2004 o seu nome foi sondado para suceder o então prefeito Jabes Ribeiro, mas em função da legislação eleitoral ele ficou impedido de ser candidato, já que naquela ocasião o seu pai, Paulo Souto, era o governador do estado.
.
Paulo Souto fez grandes obras em Ilhéus durante seus dois governos, com isso Fábio tem potencial de conseguir aglutinar aliados importantes no município. O seu nome muda completamente o cenário eleitoral do município. Se realmente confirma a candidatura, Fábio terá o apoio do PSDB local, e poderá o PMDB como aliado.

Politicossulbahia

sábado, 26 de março de 2011

PENSAR GRANDE, VOAR, É PRECISO...

Gigante adormecido e o Porto Sul


Sábado, 26/03/2011.
Adary Oliveira
Doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona
adary347@gmail.com
.
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de minério de ferro, aproximando-se de 400 milhões de t/ano, sendo superado apenas pela China. O minério de ferro é a principal matéria-prima usada na produção do aço, liga metálica formada por ferro e carbono. O Brasil tem uma capacidade instalada de produção de 42,1 milhões de t/ano de aço bruto, porém, em 2010, produziu apenas 32,9 milhões de toneladas. Seus elevados custos logísticos limitam sua competitividade internacional e só consegue exportar 20% do que produz.
.
A elevacão do consumo mundial do aço tem proprcionado um espetacular aumento do preço do minério de ferro. Poucos anos atrás, quando a Vale ainda era uma empresa estatal, o minério de ferro era vendido a US$ 16/t FOB, na Ásia. Hoje esse preço se aproxima dos US$ 200/t.
.
O aumento do preço e a crescente demanda mundial, o uso de novas tecnologias e uma logistica de baixos custos têm viabilizado a exploração de minérios de ferro com até 20% de ferro contido, como os existentes na China e no Brasil, no norte de Minas Gerais, na região de Salinas. O minério para ser exportado necessita passar por um processo de concentração e o teor de ferro é elevado para 68%.
.
Por outro lado, sendo a China o maior produtor mundial de aço bruto, tendo produzido 626,7 milhões de toneladas em 2010, seguida pelo Japão com 109,6 e os Estados Unidos com apenas 80,6, aumentou sua voracidade por minérios para manter em funcionamento suas siderúrgicas, preferindo exportar produto de maior valor adicionado. Sua estratégia de importar o minério e exportar o aço está correta e se contrapõe à do Brasil, que predominanternente exporta o minério.
.
Tais fatos atraíram a Sulamericana de Metais (SAM) para o norte de Minas Gerais a fim de explorar as jazidas de Salinas, e, na Bahia, a Bahia Mineração (Bamin) para Caetité, a Ferrous para Coração de Maria, o Grupo Gerdau para Jussiape, a Are Alfa para 1taeté e a Colomi 1ron para Sento Sé. Há notícias também que a Bamin teria adquirido o direito de pesquisa de minas no norte de Minas Gerais.
.
Estima-se que a médio e longo prazos se teria uma movimentacão adicional de cerca de 150 milhões de t/ano' de concentrado de minério de ferro, dos quais 100 milhões seriam viabilizados com a construção do Porto Sul.
.
A implantação do Porto Sul com o Terminal de Uso Privativo da Bamin e do Porto Público para granéis minerais e agrícolas, construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), a construção de mineroduto de Salinas até Ilhéus, a construcão de mineroduto de Coracão de Maria até Aratu outras obras infraestruturais, como a adequação das rodovias, construção de novo aeroporto e aperfeiçoamento do sistema de proteção ambiental, vão despertar o. gigante adormecido e cravar no sul da Bahla o tão desejado vetor de desenvolvimento.
.
Aliem-se a essas iniciativas a exploração da mina de bauxita pela Rio Tinto, cortando transversalmente a Fiol nas proximidades de Jequié, a exploração da gipsita de Maraú pela Knauf, o aumento da produção de celulose das fábricas de Eunápolis e Mucuri, que poderào ter suas produções escoadas pelo Porto de Ilhéus (Malhado) e os consequentes projetos de pelotização e de producão de aço bruto localizados distantes da costa, para aumentar o valor agregado dos produtos e não prejudicar os investimentos turísticos do litoral, para se entender a revolucão desenvolvimentista que está sendo articulada para a Bahia neste século XXI.
.
Tudo isso abre caminho para implantação definitiva da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Ilhéus e do fortalecimento de seu Polo de Informática, dando seguimento aos sonhos de Juscelino Kubitschek que começou a construir o Porto de Campinho, de Vasco Neto, que idealizou uma ferrovia ligando esse porto ao Oceano Pacifico, e de John Grant, empresário inglês que em 1889 implantou a Cia. Internacional de Marahú para fabricar querosene, ácido sulfúrico, velas de parafina e sabão, usando como matéria-prima a turfa de Maraú. Quase sempre a realização de um grande projeto é precedida de um simples sonho.

Pensargrande

sexta-feira, 25 de março de 2011

FAÇA O BEM, SEM OLHAR A QUEM...

Dia do Bem em Ilhéus

Sexta, 25/03/2011
.
A Prefeitura, clubes de serviços, instituições públicas e privadas, a Unidade Assistencial Casa da União de Ilhéus promovem neste sábado (26), das 8 às 13 horas, no calçadão da rua Jorge Amado, o primeiro Dia do Bem. A data será marcada pela prestação de serviços gratuitos a toda população. No local, serão instalados toldos para a prestação de serviços de aconselhamentos e serviços na área da saúde, jurídica, oportunidades de emprego e serviços sociais, além das unidades móveis do Samu, Odontomóvel e Caravana Cultural.
.
Nos auditórios da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) serão realizadas palestras gratuitas a respeito de saúde, prevenção contra as drogas, planejamento familiar, diabetes, bem-estar social, sexualidade responsável, educação, meio ambiente, cultura e cidadania, dentre outras. Uma das salas da Fundaci será destinada ao corte de cabelos e em outra funcionará o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). A praça do Teatro será o palco para apresentações culturais de teatro, música, dança e oficinas artísticas para crianças e jovens. “O evento é uma realização de dezenas de voluntários que estão dispostos a fazer o bem sem olhar a quem”, afirma o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, um dos organizadores do evento.

Cianoticias

É MUITA FALTA DE PULSO...

OBRAS DO DPT DE ILHÉUS PARALISADAS HÁ QUASE UM ANO


Sexta, 25/03/2011
.
Obras do DPT: há uma grande cabeça de jegue enterrada ali...
.
Nem parece que Ilhéus possui prefeito, vereadores ou deputada. Do contrário, talvez as obras de construção do Departamento de Polícia Técnica (DPT) já tivessem saído do papel – de fato – e aliviado a situação de famílias que perdem entes tanto no município como na região atendida pela 7ª Coordenadora de Polícia do Interior (Corpin), sediada em Ilhéus.
.
O DPT da Terra de Gabriela começou a ser construído por uma empreiteira que faliu e o Estado não deu conta dos procedimentos burocráticos para que a obra não sofresse paralisação por tanto tempo. À leniência do governo Jaques Wagner, o leitor pode somar a falta de iniciativa dos políticos ilheenses. A toda e qualquer morte violenta que ocorra em Ilhéus o corpo da vítima precisa ser levado para o DPT de Itabuna, para passar por necropsia.
.
Trata-se de uma via-crúcis em que a maioria das famílias não tem direito nem a velar o corpo do pai, irmão, filho ou parente. Primeiro, o corpo leva até um dia para ser encaminhado a Itabuna, onde se aguarda mais outro período para o trabalho dos legistas e, depois, liberação para sepultamento.
.
Quem cobre plantões policiais ou acompanha um drama desses profissionalmente não tem como não se comover com o drama dessas famílias. E ficar indignado com esse descaso absurdo dos políticos locais e do governo baiano. Para completar, 42% das necropsias feitas no sucateado, esquecido DPT de Itabuna são encaminhadas pela regional de Ilhéus.
.
E um lembrete: se os mortos não dão voto, pensem nos vivos que ficam – e votam.

Pimenta

quarta-feira, 23 de março de 2011

ME ENGANA QUE EU GOSTIO...


PP ALUGOU LEGENDA PARA WAGNER

Quarta, 23/03/2011
.
Por mais que o secretário estadual do PP, Jabes Ribeiro, quisesse provar o contrário, o que ficou claro na entrevista ao programa O Tabuleiro, Conquista FM 105.9, é que os dirigentes do Partido Progressista alugaram a legenda ao governador Wagner com o objetivo de eleger o vice-governador Otto Alencar.
.
Na manhã de hoje (22) quando questionado pelo radialista Vila Nova, se o partido estaria decepcionado com a postura do vice-governador Otto Alencar, por ter assinado protocolo de intenção com o PSD , Jabes disse que não. “Ninguém é dono de ninguém “, afirmou ele que disse ainda que a criação do PSD faz parte de uma articulação nacional que envolve a presidente Dilma e o governador Wagner. Segundo ele, o partido também vai dar sustentação a esses governos.
.
Jabes informou que Otto foi para o PP pelas mãos do governador, pois ele precisava de uma legenda para abrigar seu candidato a vice, só não esperava que ele (Otto) fosse sair tão cedo. Mesmo diante das declarações tão evidentes, Jabes fez ainda questão de dizer que o PP não é um partido de aluguel.

Otabuleiro

ENFIM, A NOVELA ACABA...

Câmara decide que vagas de suplentes pertencem às coligações

Quarta, 23/03/2011
.
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, aprovou nesta quarta (23), uma Proposta de Emenda à Constituição, que garante que suplentes tomem posse, caso tenham sido eleitos pela coligação e não pelo partido. A decisão, que contraria a interpretação do Supremo Tribunal Federal sobre o assunto, deverá seguir para votação em uma comissão especial da Casa e caso também seja aprovada, pelo menos 20 deputados correm o risco de perderem seus cargos, liberados por decisão do STF.

Claudiohumberto

PRB, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA...

Presidente Marcelo Nilo recebe novo secretário estadual de Justiça

Quarta, 23/03/2011
.
O novo secretário estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia, Almiro Sena, fez ontem uma visita de cortesia ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT). Acompanhado dos deputados do seu partido, o PRB, Pastor José Arimatéia e Sidelvan Nóbrega, Sena destacou a importância do Poder Legislativo. "A Assembleia Legislativa é fundamental no regime democrático de direito que vivemos e, por isso, meu gabinete estará sempre aberto para todos os deputados", assegurou ele.

O presidente Marcelo Nilo elogiou a escolha de Almiro Sena para o cargo de secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. "Os secretários são indicações políticas, mas também têm que ter conhecimento técnico. Por isso só merece elogios a escolha de Almiro Sena para o cargo", afirmou ele. O novo secretário também é promotor de Justiça há 19 anos e se destacou na área criminal...

Ascom Alba

quarta-feira, 16 de março de 2011

MISSÃO IMPOSSÍVEL...

BLOG O RECÔNCAVO PRESTA SOLIDARIEDADE AO BLOG DO GUSMÃO


Quinta, 16/03/2011
.

A blogosfera já começou a reagir diante da censura que a justiça impôs a este blog do Gusmão.

O Blog O Recôncavo, editado por Charles Carmo, abriu espaço para hospedar as postagens que foram duramente censuradas pelo judiciário.

O ato representa um atentado à liberdade de expressão...

Muitos blogs e sites começam a se manifestarem.

VOU SIM, POSSO SIM, CICIU MANDA AQUI...

Guerra a vista


Quarta, 16/03/2011
.
O Jornal Diário de Ilhéus na coluna Sinal Fechado de hoje, manda um recado do PSB de Ilhéus a Bebeto Galvão. "Caso ele esteja realmente pensando em candidatar a prefeito de Ilhéus, vai encontrar uma forte resistência na Executiva Municipal do Partido, podendo ocasionar um racha", afirma a coluna.
.
A informação da Coluna Sinal fechado foi escrito pelo competente jornalista Marcos Correia, que exerce um cargo ao lado do atual presidente do PSB de Ilhéus e secretário de governo, Alcides Kruschewsky, no governo municipal.
.
Ontem o Blog Agravo colocou uma informação passada por uma pessoa do grupo do vice-prefeito Mario Alexandre, afirmando que a ida dele para o PSB está praticamente descartada por causa de uma provável pré-candidatura de Bebeto Galvão.

Comentários:

#1 Eu do PSB 16/03/2011 18:17

Alcides, que inclusive fi chamado de lunatico pela senadora Lidice da Mata está morto!

Logo-logo ele perderá o controle do partido. Lídice inclusive ja assegurou que qualquer articulação do ou no PSB de Ilhéus tem que passar pelo secretario geral da executiva estadual Bebeto Galvão, que segundo a Senadora só não será candidato ao Paranagá se o mesmo não quiser.
 
Agravo

VOU NÃO, POSSO NÃO, BEBEU DEIXA NÃO...

Ida de Mario Alexandre para o PSB está praticamente descartada.


Quarta, 16/03/2011
.

Uma Fonte próxima ao vice-prefeito Mario Alexandre descartam a ida dele para o PSB do prefeito Newton Lima. A procura de um partido da base do governador para sua candidatura a prefeito, Mario Alexandre vem visitando obras, e ações do governo municipal, dando a entender que ele será o candidato do governo municipal para a sucessão de Newton Lima.
.
O freio que parou a ida de Mario para o PSB, se chama Bebeto Galvão, que também tem possibilidades de sair candidato a prefeito de Ilhéus, já que foi habilitado nas urnas na ultima eleição com mais de 17 mil votos.
.
“O Vice - prefeito não iria para um partido onde ele vai disputar a legenda com candidato fortíssimo que é Bebeto”, salientou a fonte do Blog Agravo. O certo é que Mario vai estuda a ida para o PSC, comandado em Ilhéus por sua mãe, deputada Ângela Sousa.

Comentários:

#2 flavio farias 15/03/2011 18:29

não estou aqui para defender mario ou bebeto mais uma coisa e eleição para de[palavra censurada]do e uma coisa para prefeito e outra. duvido o tal de bebeto ter essa quantidade de votos numa eleição para prefeito.

Citação #1 Qua qua qua 15/03/2011 16:38

Bebeto fortissimo? :lol:

Se sair candidato a prefeito tem menos votos que Cacá Colchões, esse sim, está forte.

Agravo

PORTO SUL, PORTO SIM...

GERALDO SIMÕES DENUNCIA POSTURA DA REDE GLOBO CONTRA PORTO SUL E FERROVIA


Quarta, 16032011
.
Em pronunciamento no Congresso Nacional, o deputado federal Geraldo Simões (PT/BA) registrou um protesto pela forma que ele considera “extremamente parcial” com que a Rede Bahia, transmissora da Rede Globo no Estado, tem se manifestado na cobertura das atividades relacionadas aos projetos do Intermodal Porto Sul e Ferrovia Oeste-Leste.
.
Estão sendo realizados pelo Governo Federal e Governo da Bahia, vários investimentos na Região Cacaueira, com a construção do Porto Sul e da Ferrovia Oeste-Leste.
.
“A parcialidade da Rede Globo ficou patente com o registro e divulgação do abraço simbólico à Lagoa Encantada, divulgado por todos os telejornais da emissora, mesmo com a lagoa fora da área de influência do projeto”, disse Simões. Pouco tempo depois houve outra manifestação de mais de 10 mil pessoas, esta sim, a favor do Porto Sul, que foi praticamente ignorada pela Rede Globo.
.
O deputado cita ainda que a Rede Globo vêm fazendo inúmeras reportagens, supostamente em defesa do meio ambiente e contra os investimentos no Porto de da Ferrovia,
.
“ignorando que a maioria da população sul-baiana é a favor das obras, que podem por fim a uma crise que já dura duas décadas e dar início a um novo ciclo de desenvolvimento”.
.
“Na última semana, uma manifestação com mais de 600 pessoas, a favor do Porto, realizada na Ponta da Tulha foi novamente ignorada pela Rede Bahia; mas no dia seguinte, um protesto de menos de 40 pessoas, proprietárias de imóveis de lazer em Ilhéus, mas moradoras de fora da cidade, ganhou amplo destaque do noticiário”, ressaltou o parlamentar baiano.
.
Finalizando seu pronunciamento, Geraldo Simões questionou: “porque esta posição tão parcial contra os programas de desenvolvimento de nosso governo para o Sul da Bahia? Que interesses movem a Rede Globo para se opor de maneira sistemática à Ferrovia Oeste-Leste e ao Porto Sul?”.
 
Politicossulbahia

domingo, 13 de março de 2011

ACABANDO A VADIAGEM...

DILMA JÁ COGITARIA MUDAR MINISTROS

Domingo, 13/03/2011
.
A presidente Dilma Rousseff já estaria refletindo sobre a hipótese de uma precoce mudança no seu ministério (que nasceu peco em alguns setores) antes mesmo de completar 100 dias após a sua posse. O jornal o Globo, edição deste domingo, chega com esta informação a partir de ruídos no Palácio do Planalto sobre uma avaliação informal da equipe do primeiro escalão, ressaltando que “a validade, ou prazo padrão (para mudanças) é de um ano de gestão”. Se assim for, Dilma pretende demonstrar que não fará o tipo de “Carolina na janela”, que vê a banda passar, o tempo fluir, sem nada fazer. O jornal faz alusão ao grupo que estaria em débito com o Palácio do Planalto. Anota: “aparecem os ministros da Cultura, Ana de Hollanda, da Educação, Fernando Haddad, do Turismo, Pedro Novaes, dos Esportes, Orlando Silva, e até mesmo o ministro da Fazenda, Guido Mantega.” E os que estão com crédito: “Com cotação alta se destacam o chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, que está muito afinado com Dilma, e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que já mereceu elogios da presidente pela atuação ágil diante das tragédias ambientais pelo país.” Se acontecer a mudança bisbilhotada, a presidente irá marcar pontos. Não por mandar embora os que não servem (alguns não deveriam ter entrado, como Pedro Novaes, do Turismo), mas por marcar uma nova forma de gestão: a de resultados, não a de passar a mão na cabeça, em mimos à incompetência.

(Samuel Celestino)

sábado, 12 de março de 2011

PONTO PARA O COESO...

Coeso se reúnem com lideranças e autoridades para discutir o Complexo Intermodal

Sábado, 12/03/2011
.
Em reunião nesta sexta-feira (11), às 10:00 horas no Sindicato dos Estivadores de Ilhéus lideranças comunitárias, sindicais, diversos outros segmentos, além de vereadores (Dinho Gás e Carmelita) estiveram discutindo o complexo intermodal Porto Sul, onde o cnvidado especial era o Ilheense ator Fabio Lago.
.
O ator ilheense Fábio Lago compareceu a reunião e lembrou que a monocultura é algo que não existe mais, e que também ainda não teve tempo de se reunir com todos os segmentos interessados no Complexo Intermodal para falar da verdadeira vocação social da cidade.
.
Para vereadora Carmelita Ângela, os ambientalistas não vêem todo o processo de construção do Complexo. “No leito do Rio Almada existem duas favelas e isso ninguém vê. Ainda há também a preocupação com o Rio Cachoeira”, disse.
.
Já o presidente da Câmara, vereador Edivaldo Nascimento, salientou a importância de tudo ser tratado com responsabilidade. “É necessário ouvir todas as pessoas interessadas na construção do Complexo Intermodal, para a partir daí tomar as devidas providências”, finalizou.
.
Ao final da reunião (isso já lá pras 13 horas da tarde) foi elaborado um calendário de ações para os próximos dias, contando com Fabio Lago...

TRISTE REALIDADE...

FOTO PREMIADA, REALIDADE INALTERADA


Sábado, 12/03/2011
.

No meio do lixo, a brincadeira traduz o sonho de uma vida diferente (foto Duda Lessa)
.
O fotógrafo Duda Lessa recebeu o prêmio especial do júri do concurso “Os Olhares da Cidade”, promovido pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania. A imagem que valeu o reconhecimento ao fotógrafo foi captada em meados de 2009, na comunidade da Bananeira.
.
Duda passava pelo local, uma das favelas mais pobres de Itabuna, quando avistou uma criança brincando com os restos de um computador e uma velha TV jogados no lixo. A cena comove e evidencia o fosso social existente entre os que vivem em relativo conforto e os que não têm nada.
.
A propósito, o primeiro veículo a publicar a foto foi o PIMENTA e, à época, a imagem fez gente se mexer na Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do Governo da Bahia.
.
A ilheense Rúbia Carvalho, então diretora de Inovação, conseguiu inserir a comunidade da Bananeira em um projeto de inclusão digital. Mas as caixas de computadores enviadas para Itabuna ficaram retidas na Prefeitura e acabaram sendo devolvidas, porque o governo municipal não providenciou a instalação das máquinas.
.
É absurdo, mas foi o que aconteceu e este blog acompanhou tudo de perto. A própria Rúbia Carvalho está aí para dar testemunho do fato vergonhoso.
.
Ficam os parabéns do blog ao fotógrafo e as lástimas para a inoperância e insensibilidade do governo local.

Pimenta

REI MORTO, REI POSTO...

CAPITÃO FÁBIO COMEÇA PERDER OS CARGOS

Sábado, 12/02011
.
O diretor geral do DERBA, Saulo Pontes, já começou fazer mudanças no órgão, na última semana ele exonerou um indicado do ex-deputado Capitão Fábio (PRP). O mesmo trabalhava no DERBA de Itabuna.
.
A situação de Capitão Fábio poderá se agravar, provavelmente ele vai perder todos os cargos do governo do estado em Itabuna. O ex-deputado estava pretendendo assumir a Diretoria do DETRAN, mas o PP não cedeu, e o cargo será indicado pelo deputado Ronaldo Carleto (PP).

Politicossulbahia

ARTICULAÇÕES ANTECIPADAS...

Geraldo Simões quer apoio da TV Cabralia para as próximas eleições em Itabuna
 
Sábado, 12/03/2011
.
O deputado federal Geraldo Simões vem tentando um acordo com a TV Cabralia (leia-se aí o PRB) para garantir uma parceria em grupo para somar forças para as próximas eleições municipais.
.
Geraldo entende que a com a mídia em seu favor seja mais fácil vencer o Capitão Azevedo que pretende sair a reeleição com o apoio do PP de Mário Negromonte "Ministro".
.
O deputado pretende contar com a influencia do deputado federal do PRB Márcio Marinho para que essa parceria seja logo concretizada, Geraldo ainda enfatizou que não tem mais vontade em concorrer pessoalmente as eleições em Itabuna, senão através de sua esposa Juçara Feitosa.
 
Amigão

SAINDO NA FRENTE...

Senado pode criar Secretaria para Micro e Pequenas Empresas

Sábado, 12/03/2011
.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado, irá analisar na próxima quarta (16), um Projeto de Lei que autoriza a criação da Secretaria Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. A proposta é do então senador e agora governador, Renato Casagrande (PSB-ES) e tem como relator, Marcelo Crivella (PRB-RJ), que concluiu sua análise com o pedido de aprovação da matéria.

Claudiohumberto

quinta-feira, 10 de março de 2011

QUEM TUDO QUER...

OTTO ALENCAR E O PDB

Quinta, 10032011
.
O vice-governador Otto Alencar (PP), será o representante na Bahia do prefeito de São Paulo, Kassab (DEM), na fundação do partido PDB.
.
Otto está bastante insatisfeito com a cúpula do PP na Bahia, por isso ele pretende deixar o partido, sendo que o PDB é a melhor opção, já que não tem empecilho na legislação eleitoral.
.
Atualmente Otto já conta com 5 deputados federais e 3 estaduais. Mas muitos prefeitos vão seguir a orientação do vice-governador. Vários prefeitos do PMDB e DEM vão optar por se filiar no novo partido. Sem contar a quantidade expressiva de ex-prefeitos.
.
Nessa articulação Otto vai atrapalhar o plano do PP, que era eleger mais de 100 prefeitos em 2012. O governador Wagner mostrou que “gato escaldado tem medo de água fria”, por isso ele colocou Otto para ser o contraponto do PP na política estadual.
 
Politicosulbahia

AÍ É DE LASCAR...

A VERDADE NUA E CRUA




Temos um hospital fechando, postos de saúde fechados, a prefeitura devendo a fornecedores, caos administrativo, queixas de nossas autoridades para com a falta de dinheiro... etc, etc
.
Gastaram mais de 1 milhão de reais, que poderia ter sido usado para abastecer os postos de saúde de remédios ou até mesmo quitar a divida do hospital São José. Talvez o dinheiro poderia ter sido usado para fazer aqueles exames que os ilheenses demoram até um ano para realizar, por que prefeitura não pode pagar aos prestadores de serviços.
.
Os 87 % de rejeição do prefeito não diminuir por causa desse carnaval feito a faca.
.
O certo é que esse editorial dessa repórter Rachel Sheherazade, lá da Paraíba, tem tudo a ver com os carnavais de Ilhéus...

Agravo

terça-feira, 8 de março de 2011

EM EXIBIÇÃO EM TODAS AS SALAS...

PT CORRE O RISCO DE PAGAR POR SUA PRÓPRIA ARROGÂNCIA

Terça, 08/03/2011
.

Geraldo Simões tem ditado os rumos da esquerda em Itabuna
.
O PT de Itabuna poderá pagar muito caro por ter se tornado um partido autocrático, fechado e de mão única. Militantes ligados ao núcleo dirigente podem discordar, esbravejar e chamar o escriba de desinformado, mas certamente toda essa reação que antecipamos não passaria de uma indignação natural de quem não é muito suscetível às críticas de quem está do lado de fora. Tipo a mãe que não aceita reclamações contra o filho, mesmo sendo este uma peste.
.
É fato que o PT local se apegou a um projeto familiar e dificilmente o candidato do partido a prefeito em 2012 deixará de ser Geraldo Simões ou Juçara Feitosa. Aliás, têm todo o direito de ser, já que um é deputado federal reeleito, já foi prefeito de Itabuna em duas ocasiões, enquanto a esposa teve em torno de 40 mil votos na eleição de 2008, ficando em segundo lugar na disputa.
.
Não se deve, porém, deixar de considerar que Geraldo reduziu seu patrimônio eleitoral nas últimas eleições e Juçara Feitosa sofreu uma derrota acachapante em 2008, cedendo a vitória a um inusitado e saltitante Capitão Azevedo.
.
Sinais de arrogância e isolamento começaram a se manifestar no geraldismo desde o segundo mandato do político como prefeito de Itabuna. Há queixas de ex-aliados (somados a prováveis ex-aliados), que se cansaram de fazer política a reboque do PT e não serem respeitados pelo partido quando no poder municipal. Outros simplesmente não aceitam mais que Geraldo Simões dite os rumos e as regras, sujeitando os demais à passiva condição de seguidores.
.
O PT sofreu na última década duas derrotas em Itabuna (2004 e 2008), a primeira já com o companheiro Lula no Governo Federal e a segunda com o partido governando o Brasil e a Bahia. Ou seja, não faltou apoio e as circunstâncias raramente seriam tão favoráveis, não fossem os rumos equivocados do partido no município.
.
No ano 2000, Geraldo Simões foi eleito graças a uma super-aliança de nove partidos que não se repetirá tão cedo. Nos últimos anos, o que se vê é o afastamento entre os componentes daquele grupo (alguns do próprio PT debandaram do núcleo geraldista e até do partido).
.
Para 2014, anuncia-se a formação de novos grupos, tendo como maior novidade a disposição do PCdoB de ter candidato próprio. Não há outro caminho e se o partido não encabeçar uma chapa em 2012 se desmoraliza, segundo afirmação do próprio presidente do PCdoB no município, o vereador Wenceslau Júnior.
.
O cenário para o geraldismo não traz o prenúncio de facilidades. Se ao bloco dos decepcionados juntar-se o dos adversários históricos, a situação se tornará ainda mais complicada para o petista, que poderá sofrer sua terceira derrota em três eleições municipais consecutivas. Assim, ficará muito difícil, senão impossível, impor regras na próxima disputa.

Politicaetc

domingo, 6 de março de 2011

QUE BARBADA...

BARBA DE R$ 2 MILHÕES

.
Domingo, 06/03/2011
.

Normalmente o homem faz a barba para manter uma boa aparência, sendo que a maioria paga para “limpar a cara”. Mas o vocalista da banda Chiclete com Banana, Bell Marques, recebeu R$ 2 milhões da “ Gillette” para tirar a barba.

sábado, 5 de março de 2011

sexta-feira, 4 de março de 2011

O SECRETÁRIO FANTASMA...

O SECRETÁRIO FANTOCHE

Sexta, 04/03/2011
.

Segundo o informante, Emerson (à esquerda) atua como pau mandado de Marão (à direita) e Porquinho.
.
O secretário de assistência social de Ilhéus, Emerson Santos, não toma decisões sem antes consultar o ex-secretário da pasta, Augusto Macedo (porquinho). Foi o que disse a este blog uma fonte privilegiada da secretaria.
Os dois conversam várias vezes por dia no telefone, e, não é raro encontrar o carro de Augusto (Prisma, vermelho) estacionado nos fundos da SAS.
.
O secretário atua como um fantoche, que cumpre as determinações do vice-prefeito, Mário Alexandre, sempre supervisionado por Macedo.
.
“O vice continua mandando pessoas em busca de emprego, com um bilhetinho assinado por ele, para que Emerson apenas diga ‘não temos vagas’. A esculhambação continua a mesma”, assegurou a fonte.
.
O grupo da deputada Ângela Sousa comanda a secretaria do jeito que bem quer. No ano passado, a SAS foi palco de um escândalo de grande repercussão na imprensa (clique aqui).

Gusmão

ENFIM, UMA BOA NOTÍCIA...

Samu, 100 % nas ruas

Sexta, 04/02/2011
.

Acabou agora a pouco a reunião com representantes dos Servidores do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) em Ilhéus. A secretaria acatou as reivindicações dos grevistas, acabando com uma dor de cabeça para governo municipal. Durante o carnaval todos os serviços estarão funcionando normalmente.

Agravo

À PÃO E ÁGUA... vida dura...

Vou não, posso não, o “Galego não deixa não…

Sexta, 04/04//2011
.
O ministro da Casa Civil, Antônio Palocci, consultou o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), sobre uma possível nomeação de Geddel Vieira Lima (PMDB) para a vice-presidência de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal.

Geddel foi adversário de Wagner na eleição ao governo da Bahia. Brigaram muito e o peemedebista acabou a campanha em terceiro lugar.
.
E o vice-presidente da República, Michel Temer, vem tentando emplacar o aliado e amigo desde o início de governo Dilma.
.
Mas se depender do que o governador petista disse a Palocci, Temer continuará sem conseguir um emprego para Geddel.

quinta-feira, 3 de março de 2011

ILHÉUS PARA O MUNDO...

Governador quer Intermodal mais célere por conta da Copa do Mundo de 2014
.
Quinta, 03/03/2011
.
A Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas da Bahia (ADVB-BA), realizou, nesta segunda-feira (28), no Hotel Pestana - Rio Vermelho, a primeira reunião do ano, que teve como palestrante o governador Jaques Wagner, homenageado com o título de Personalidade Política, por sua trajetória voltada para o desenvolvimento da Bahia.
.
Com a participação de 400 empresários e a presença de secretários estaduais e lideranças políticas, o evento teve como objetivo gerar debates que irão contribuir para que o mercado corporativo esteja cada vez mais informado sobre o atual cenário político, econômico e empresarial.
.
Segundo o governador, que mostrou as oportunidades de crescimento para o segundo mandato, até agora o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) baiano é superior à média brasileira, e a expectativa é que, nesses quatro anos, o crescimento médio seja de 5%.
.
Wagner elencou um cardápio de ofertas para quem quer investir como os projetos da Copa do Mundo, Olimpíadas, programas de mobilidade urbana, investimentos de infraestrutura, o crescimento do mercado consumidor e o mais importante - mão de obra qualificada. "É do investimento da iniciativa privada, fundamentalmente, que vem a geração de emprego e, portanto, a progressão social da nossa gente".
.
Ele afirmou que o governo sempre procurou aliar a infraestrutura social - com resgate da cidadania - com a empresarial, que envolve estrada, ferrovia, porto e aeroporto. Wagner disse que os 25 anos de democracia sem interrupção simbolizam um período de colheita dos melhores frutos do desenvolvimento. E disse estar confiante na continuidade dos projetos, pois houve um amadurecimento da classe empresarial, política e das organizações sociais dos trabalhadores, nos últimos quatro anos, além da ascensão social de boa parte da população com o crescimento da economia.
.
"Não foi à toa que 1,3 milhão de baianos ingressaram nas classes A, B e C, saindo da D e E. Isso significa brilho nos olhos dos empresários. O mercado consumidor cresceu, há mais movimento na economia e mais infraestrutura para preparar a chegada de novos investimentos", disse o governador, salientando que a pedra de toque, o começo disso tudo, foi a visão do ex-presidente Lula. "Se ele conseguisse que cada brasileiro fizesse realizar três refeições por dia, boa parte de sua tarefa estaria cumprida. Ele reposicionou em toda agenda internacional da questão da miséria e da fome".
.
Rodando a economia - Com orçamento anual de R$ 25 bilhões, a maior economia do Nordeste, com 14 milhões de habitantes, distribuídos pelos 570 mil quilômetros quadrados de território, recebeu...

Continue lendo, clique aqui

MAIS UMA PERCA...

PREFEITOS DIALOGAM SOBRE “ZONA DE CONFLITO
.
Quinta, 03/03/2011
.
A faixa de terra onde se encontram instaladas as lojas do Makro e do Atacadão, na rodovia Ilhéus – Itabuna, pode ser considerada atualmente como a área mais disputada em todo o sul da Bahia. Sabe-se que, apesar de serem “colados” na zona urbana de Itabuna, os terrenos oficialmente ficam no município de Ilhéus e é para este que converge a receita tributária oriunda do comércio ali praticado.
.
Itabuna, por sua vez, reivindica o território e apresenta uma série de argumentos na tentativa de evidenciar que o mesmo lhe pertence. Um deles é o de que as pessoas que vivem na área têm a cidade como referência e utilizam os serviços, inclusive os públicos, por ela oferecidos. Antigos limites, no entanto, colocam a “Faixa de Gaza” dentro do município ilheense.
.
A questão é objeto de estudos da Secretaria de Planejamento da Bahia e será discutida logo mais, às 10 horas, em Itabuna. O prefeito ilheense, Newton Lima, vai à casa do adversário para pregar a paz e, ao mesmo tempo, defender seu peixe.


Pimenta

NILTON CRUZ DÁ O TOM...

R$ 120 MILHÕES SERÃO INVESTIDOS NA INDÚSTRIA DE ILHÉUS


Quinta, 03032011
.
O presidente da Associação Comercial de Ilhéus Nilton Cruz comemora os R$ 120 milhões que serão investidos na indústria de Ilhéus. Em entrevista ao radialista Vila Nova na manhã de hoje(02) , ele falou da importância da ampliação do parque de produção da Cargil, onde serão investidos R$ 70 milhões , e da construção de um parque industrial de equipamentos da empresa GE para a a produção de energia eólica, onde serão investidos no município cerca de R$50 milhões.
.
Nilton destacou o quanto esses investimos são importantes para a “auto-estima” de Ilhéus. Na oportunidade ele ressaltou a importância da construção de pontes para melhorar os acessos da cidade, mais do que justo diante da importância de Ilhéus.

Otabuleiro

INVERSÃO DE VALORES...

EMBASA INVESTE R$ 1,1MILHÃO NO CARNAVAL

Quinta, 03032011
.
Enquanto em Ilhéus a população enfrenta problemas com o abastecimento de água, a Embasa depois de investir R$1,5 milhão no Campeonato Baiano , investe agora pesado nas comemorações momescas. Os camarotes e blocos mais conhecidos do Carnaval de Salvador tiveram um bom patrocínio da empresa, totalizando R$ 1,1 milhão investidos.
.
O Camarote Expresso 2222 conhecido pelo público seleto e convidados ilustres recebeu R$ 75 mil da Embasa.Já Carlinhos Brown e Margareth Menezes levaram nada mais do que R$ 100 mil cada.
.
Essa verba poderia estar sendo utilizada na melhoria dos serviços. Há cerca de duas semanas á água cai sem força uma vez por dia na Princesa Isabel, mesmo sofrimento da comunidade do Teotônio Vilela. A Embasa prefere fazer bonito para os ilustres e turistas do que para a população que necessita diariamente de água.

terça-feira, 1 de março de 2011

QUE VENHA O PORTO SUL...

ILHÉUS, A DECISÃO É AGORA...

A MIOPIA PEDE ÓCULOS. OU... AS FORÇAS OCULTAS E OS INTERESSES TRAVESTIDOS


Grandes projetos estruturantes, em qualquer parte do Brasil, costumam enfrentar inúmeras barreiras. Estas se encontram tanto em uma legislação ambiental rigorosa (muitas vezes em excesso), quanto nos movimentos sociais que se propõem a uma defesa extrema do meio ambiente, quase sempre deixando de lado o entendimento de que é necessário conciliar proteção à natureza e desenvolvimento.
.
O economista Sérgio Besserman Vianna, ex-diretor do BNDES, é enfático ao condenar a visão anacrônica dos que opõem desenvolvimento e questões ambientais. Segundo Vianna, “esse anacronismo não corresponde mais à realidade” e “quem continuar apostando nisso vai errar, pois a economia global está iniciando a maior transição tecnológica desde a Revolução Industrial”.
.
O fortalecimento da democracia brasileira e a consolidação de suas instituições são fatores que têm estimulado os grandes investimentos. O país vive um dos melhores momentos de sua economia, graças a um clima favorável e à compreensão de que o Brasil finalmente atingiu a maturidade que lhe permitirá empreender voos elevados. No entanto, persistem as barreiras.
.
Falando especificamente sobre o Complexo Porto Sul, é impressionante como este empreendimento – calcado em uma visão estratégica voltada à descentralização do desenvolvimento da Bahia – desperta a ira de um determinado e reduzido, apesar de bastante articulado, setor da sociedade. Matéria publicada neste domingo (27) no jornal A Tarde indica os interessados no naufrágio do projeto: operadores dos portos de Suape, em Pernambuco, Pecém, no Ceará, e o empresário Eike Batista, que constrói o Superporto de Açu, no norte fluminense, estão entre eles.
.
São as tais “forças ocultas” às quais o governador Jaques Wagner se referiu em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia. É gente que hoje fatura ou que pretende faturar no futuro com o escoamento de produtos que a Bahia atualmente não tem condição de despachar. É a essa turma que interessa espalhar a fantasia de que o projeto público está atrelado unicamente ao interesse de uma empresa privada.
.
Além das forças ocultas, há também os interesses travestidos. Gente que se fantasia de defensora da causa ambiental, mas que na verdade está associada a outras causas. É de espantar, por exemplo, a “preocupação” do senhor Fábio Feldman com o meio ambiente de Ilhéus, cidade onde serão instalados o porto e o aeroporto do Complexo Intermodal. Feldman foi deputado e secretário do meio ambiente de São Paulo e não se sabe quais foram suas grandes contribuições à natureza naquele estado. O Rio Tietê, por exemplo, seria um bom mote para Feldman levantar sua bandeira.
.
O meio ambiente em Ilhéus de fato merece atenção. Nos últimos 20 anos, acentuou-se o processo de degradação de áreas de mangue, como acontece nas invasões da Rua do Mosquito e do bairro Teotônio Vilela. Os areeiros atuam á margem da lei. Os rios e a Baía do Pontal recebem esgoto sem tratamento. A Mata da Esperança, uma das maiores florestas urbanas do mundo, enfrenta um agressivo e contínuo processo de desmatamento. Na zona norte, loteamentos irregulares há muito tempo destroem espécies da Mata Atlântica e modificam a paisagem...
.
Tudo isso ocorre há muitos anos, sem que nenhum dos atuais opositores do Porto Sul tenha levantado sua voz. Há que se perguntar porque os contrários somente peçam passagem quando o impacto ambiental está relacionado a um projeto de infraestrutura, que tem o objetivo de melhorar a performance da economia baiana e gerar desenvolvimento em nosso estado. É aí que fica claro porque se movem e a quem atendem os que se articulam contra o Porto Sul.
.
Se a causa fosse a defesa do meio ambiente, seria nobre, ainda que desfocada. Mas os interesses sub-reptícios pelos quais os pretensos donos da verdade pedem passagem são os que desejam manter a Bahia como um estado de opções limitadas. No caso de Ilhéus, propagam que o cacau e o turismo não podem conviver com o complexo logístico e as indústrias que ele irá atrair. Argumento míope e falso, pois o cacau não sofrerá nenhuma influência do empreendimento e, em alguns aspectos, o turismo será até beneficiado, deixando de ser sazonal e ativo em apenas uma estação do ano.
.
Outra desonestidade é misturar o projeto público do Complexo Intermodal como o projeto privado da Bahia Mineração. Quem propaga essa bobagem omite informações importantes sobre o Intermodal, uma estrutura ampla e que tem um papel estratégico bem definido. A Bahia hoje perde receita e deixa de exportar vários produtos por não ter uma logística capaz de atender a uma demanda crescente. Grãos, fertilizantes, minérios e combustíveis serão escoados pela Ferrovia Oeste – Leste e pelo Porto Sul. No futuro, com a interligação entre a Fiol e a Ferrovia Norte-Sul, a movimentação de cargas será ainda maior, de modo que ainda é precipitado afirmar que produto mais utilizará a estrutura da ferrovia e do porto.
.
O uso da Ferrovia Centro Atlântica, com o transporte do minério de ferro de Caetité até o Porto de Aratu, outra tese defendida por Feldman e Cia., seria inviável porque Aratu não possui estrutura para suportar novas cargas e a FCA é obsoleta. Além disso, esta opção comprometeria a estratégia de levar o desenvolvimento para o interior do Estado.
.
Importante destacar que quem pratica bravata não se presta a nenhum tipo de esclarecimento. E as informações sobre o Complexo Intermodal Porto Sul sempre estiveram à disposição da sociedade. Representantes do poder público, envolvidos com o empreendimento, se cansaram de vir à região dar informações sobre o empreendimento
.
A militância contrária ao Complexo Intermodal é míope e, como tal, não enxerga um palmo à frente do nariz. Usa da mentira deslavada e a ignorância, desprezando o fato de que é perfeitamente legítima uma parceria público-privada para viabilizar uma ação de governo. Felizmente, esse grupelho não tem respaldo na comunidade regional, que já enxerga seus verdadeiros objetivos e ligações. A máscara verde já caiu há muito tempo.
.
Coordenação Geral do COESO
Aldircemiro Ferreira Duarte Luz